Repórter elvense agredida em flash interview de jogo de futsal

Era só mais um dia de trabalho, associado à paixão que a elvense Andreia Santinhos tem pela modalidade de futsal que a levou, ontem, 11 de dezembro, a acompanhar mais um jogo do distrital de Portalegre, com a transmissão da partida, através das redes sociais, e as já habituais flash interviews, entre a equipa de Santo António das Areias e de Degolados, que acabou com um episódio, que garante ser “de lamentar”.

No campo da equipa do concelho de Marvão, Andreia revela que o jogo “correu dentro da normalidade”, tendo sido “muito bem recebida”. Tudo mudou, após a derrota por 3-1 da equipa da casa. “O Arenense sai derrotado, há muitas queixas de arbitragem e eu desloco-me à quadra, no final, para fazer a normal flash interview, em que o treinador do Arenense recruta um jogador para falar comigo. Enquanto o atleta estava a aguardar, eu iniciei os trabalhos com o treinador de Degolados”, conta.

Depois de alguns comentários, dirigidos a si, por parte de um elemento do staff da equipa de Santo António da Areias, Andreia revela que acabou por ser duramente ofendida. “Disse-me para ir gravar para a minha terra, que era uma vergonha e para ir entrevistar os árbitros”, relata, assegurando que procurou, numa primeira instância, relativizar a situação. “A pessoa em questão começa a intervir na entrevista e há um miúdo, que não tem mais que sete anos, que me começa a ofender. Há outra pessoa ao lado que me ofende também e eu peço para me deixarem trabalhar”, vai relatando.

Na tentativa de realizar a entrevista ao treinador de Degolados, Andreia acaba por dizer que não tem culpa, nem qualquer influência, do resultado na partida e que, se há queixas, relativas à arbitragem, que devem ser apresentadas à Associação de Futebol de Portalegre (AFP). Nisto, “voa uma bola”, em direção a Andreia, que não tem dúvidas que não foi chutada “sem querer”. O material de trabalho desta jovem, o telemóvel e o tripé, acabaram por se partir. Toda a situação, garante Andreia, começou a criar-lhe “bastante ansiedade”.

Com vontade de abandonar Santo António das Areias, o quanto antes, Andreia acabou também, já fora do recinto desportivo, a voltar a ser abordada, sendo obrigada a travar, de repente, o carro, para não atropelar uma pessoa. Garante ainda ter sido ofendida por uma mulher que, segundo diz, tem idade para ser sua avó.

Mais tarde, esta jovem de Elvas, e após contacto telefónico com o treinador do Arenense, percebeu que a equipa não queria que a partida fosse transmitida, algo que não sabia, até então. Foi-lhe ainda dito que, só o foi, porque a AFP assim o exigiu.

Segundo Andreia Santinhos, a AFP está já a par da situação, sendo que aguarda agora que sejam realizadas as diligências necessárias, para se perceber se este elemento do staff da equipa de Santo António das Areias irá ser alvo de algum tipo de sanção.

Toda a situação coloca em causa ainda a continuidade do projeto “Vozes do Futsal de Portalegre”, através do qual colabora com a AFP, pelo qual Andreia dá a cara há mais de dois anos.

Os insultos a Andreia Santinhos são audíveis no vídeo, que se encontra abaixo, partilhado na página de Facebook das “Vozes do Futsal de Portalegre”, podendo-se perceber também o momento em que a bola a atinge, bem como ao seu material de trabalho: