Hotelaria na Estremadura fecha mais tarde em 12 dias, neste Natal

Já é oficial que, a partir desta noite, os locais de hotelaria podem abrir durante mais tempo. No caso de hoje, a extensão é de duas horas dependendo da licença de cada estabelecimento.

De qualquer forma, as esplanadas devem ser recolhidas à 1.30 horas. Assim, está redigida a resolução publicada ontem no Diário da República da Estremadura (DOE) pela Direcção-Geral de Emergências, Proteção Civil e Interior (pertencente ao Ministério da Agricultura, Desenvolvimento Rural, População e Território), que tem data de 3 de dezembro.

No total, nesta época de Natal os estabelecimentos de hotelaria podem estender o seu horário habitual, durante 12 dias. Assim, nos dias 10, 11, 17, 18, 23, 25, 30  de dezembro, 1 de janeiro e de 5 a 6 de janeiro, os bares podem fechar duas horas depois. Na quinta-feira, dia 16 de dezembro, a extensão é de apenas uma hora. E nas noites de 24 a 25 de dezembro e de 31 a 1 de janeiro há liberdade horária.

Isto significa que os estabelecimentos que estiverem licenciados a funcionar até à 1.30 horas, nos próximos fins-de-semana e dias designados poderão funcionar até às 03.30 horas (ou até às 14.30 horas, no caso da quinta-feira 16); nas discotecas e bares cujo horário normal é até às 4 horas, terá a opção de prolongar o horário até às 6 horas (ou até às 05 horas no caso da quinta-feira 16).

Na véspera de Natal e véspera de ano novo todos os locais podem eleger até que horas servem os clientes, sempre respeitando que o ambiente seja dentro e não, fora dos bares.

Este acordo foi alcançado após negociação do Conselho com a Creex (Confederação Regional de Negócios da Extremadura) e a referida Associação Contra o Ruído.

E foi possível estabelecer este calendário porque o Ministério da Saúde e Serviços Sociais decidiu não aplicar quaisquer restrições de tempo ou capacidade por conta do covid. Considerou-se que a incidência atual e a baixa pressão hospitalar não justificam a aplicação de medidas obrigatórias, além das recomendações de distanciamento social e apelo à responsabilidade individual. Nem o certificado digital será usado, sob o argumento do alto índice de população vacinada contra o vírus (mais de 95%) na região.