Carlos Pastor elabora miniaturas únicas com material reciclado

É através de material reciclado, que Carlos Pastor, de Elvas, começou há cerca de ano e meio a construir casas em miniatura para presépio, assim como a replicar alguns locais emblemáticos da cidade.

É na sua casa na Boa-Fé, que este “artesão” elvense constrói este tipo de peças. Carlos Pastor, com o confinamento e depois de a sua mulher lhe ter proposto replicar um centro de mesa de Natal, com materiais que já não usava, propôs-lhe depois tentar fazer uma casa de presépio que tinha visto na internet, algo que segundo diz, lhe “correu bem, as coisas começaram a ficar mais perfeitas e a paixão começou a crescer”, revela.

A partir desse momento, deu largas à imaginação e começou a construir mais casas do género, através de imagens que via na internet, em casas do antigo Egipto de onde tira o modelo e tenta replicar, dando-lhe o seu “toque pessoal”, como o próprio nos explica, sendo que cada casa demora “cerca de quatro horas a fazer, uma vez que leva gesso, por fora, de forma a dar textura à peça”, depois disso é pintado com acrílico.

Carlos Pastor adianta quais os materiais reciclados que utiliza para a construção deste tipo de artigo, “como cartão, esferovite utilizado em acabamentos de edifícios, alguma madeira que aproveita, por exemplo dos palitos das espetadas”.

A igreja de Nossa Senhora da Nazaré, assim como um Castelo à imagem do de Elvas, foi também feito por Carlos Pastor e demorou quatro dias a ser feito. “Através das fotografias, idealizei fazer o Castelo, que apesar de não ser igual ao de Elvas, está muito à sua imagem”, e foi uma proposta feita por uma pessoa, a quem mostrou algumas das suas peças.

Este tipo de peças, nunca foi exposto em nenhum local da cidade, algo que Carlos Gostaria de ver em exposição, para mostrar às pessoas o que faz, bem como, se houver alguém interessado também vender. “Só tenho mostrado a pessoas amigas, ou que vou conhecendo e, há um ano estive no Parque de Estacionamento da Shell a mostrar algumas peças, a quem passava e algumas até compraram, mas nunca fiz uma exposição, mas gostava que fosse digno de exposição porque as pessoas gostam de ver, porque são feitas à mão e gostaria de mostrar para que as pessoas pudessem apreciar o meu trabalho, e se alguém quiser, também estou na disposição de vender”.

Carlos Pastor já fez cerca de 50 peças, sendo que neste momento tem 32 disponíveis, e adianta que quem quiser ver ou adquiri peças pode contactá-lo através do número 968 342 426..