Aquecimento eficiente é o tema em destaque na rubrica da DECO

O período do Inverno está a chegar e com ele, a necessidade de aquecer as casas, tornando o ambiente mais acolhedor, torna-se uma prioridade para o consumidor. De forma a reduzir gastos e diminuir a pegada ecológica, ter opções de aquecimento mais eficientes é um dos conselhos, por parte da Deco.

Maria Inês Alvarenga, jurista na delegação do Alentejo da Associação para a Defesa do Consumidor revela que o “HARP, projeto europeu em que participam tanto a DECO e a ADENE e o objetivo é levar aos consumidores a fazer uma substituição de equipamentos e com informação relevante”, bastando aceder ao site aquecimentoeficiente.adene.pt, para ficar a conhecer as opções mais eficientes pelas quais pode optar, ou “ver qual a etiqueta energética atual dos seus equipamentos”.

Para ter uma melhor avaliação de cada situação, o consumidor terá de fornecer informação sobre os sistemas de aquecimento que tenham, qual é, quando foi instalado e se já foi alvo de manutenção, de forma a que “os consumidores possam então escolher uma alternativa aos equipamentos que já têm, que seja eficiente”.

O aquecimento eficiente é o tema em destaque desta semana na rubrica da Deco com Maria Inês Alvarenga, Jurista na Deco Alentejo.