Há engenheiros informáticos a lecionar TIC no Agrupamento nº 1 de Elvas

O aumento do número de professores que se deverão aposentar nos próximos anos obrigará à contratação de cerca de 34,5 mil profissionais até 2030/2031 para assegurar que não há falta de docentes nas escolas.

Se falarmos da região Alentejo, serão precisos 2.737 para o Alentejo. Se noutros tempos os cursos de ensino tinham muita procura, atualmente a realidade é completamente diferente. “A precariedade do setor aliada à grande mobilidade a que os professores estão sujeitos, faz com que cada vez menos jovens se interessem por lecionar”, como nos referiu Paula Rondão (na foto), diretora do Agrupamento de Escolas nº1 de Elvas.

Neste Agrupamento, “a média de idade dos professores é de 50 anos. Este ano já se reformaram três pessoas e mais cinco têm o processo pedido”. Paula Rondão assegura que esta falta de professores, em determinadas disciplinas, “já se sente há pelo menos dois anos. Nós, há três anos, não tivemos professor de História, o ano todo. A Geografia e Matemática também sentimos dificuldades, ou seja, vai sendo transversal a todas as áreas. Se falarmos das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) nem temos professor a lecionar, temos engenheiros informáticos e outras pessoas com habilitação própria para a área”.

“Em primeiro lugar, é necessário dar a devida valorização a um professor porque, muitas vezes, sentimo-nos uns fantoches. E falo de tudo, não é só dos concursos. Para além disso, a autoridade que um professor hoje tem vai sendo cada vez menor. Na minha altura, se eu chegasse a casa a queixar-me de um professor, era melhor estar calada, senão ainda levava mais. Hoje em dia não, hoje em dia os meninos já sabem que um professor, praticamente, nem gritar pode. A situação descontrola-se de tal maneira que temos que aguentar indisciplina, em idade em que a paciência é cada vez menor, devido ao desgaste da profissão”.