Jaime Carmona: falta de professores por “desinvestimento na formação”

O aumento do número de professores que se deverão aposentar nos próximos anos obrigará à contratação de cerca de 34,5 mil profissionais até 2030/2031, para assegurar que não há falta de docentes nas escolas.

Se falarmos da região Alentejo, serão precisos 2.737 para o Alentejo.

No Agrupamento de Escolas de Campo Maior, e como explica Jaime Carmona, diretor do Agrupamento “a realidade não foge da realidade nacional, pelo que urge dar uma resposta cabal”, adiantando que “há oito professores, que nos próximos dois anos se vão reformar, num universo de 130 professores, sendo que a média de idades dos professores é de 50 anos”.

Jaime Carmona refere que a falta de professores “é uma realidade que já sabíamos que ia acontecer”, muito devido ao “desinvestimento na formação de professores”, e estas medidas têm efeito a longo prazo.

Relativamente à realidade do agrupamento, esta situação revela o diretor, “terá que pôr em risco alguma coisa, uma vez que a localização geográfica não vai ajudar, havendo mesmo em Lisboa falta de professores, devido à deslocação dos mesmos da sua residência, porque ganham para pagar as contas, e apesar de ser uma realidade, não deixa de ser triste, pelo que o ensino não vai sendo atrativo para as novas gerações”.

No que à falta de professores do agrupamento diz respeito, o diretor do Agrupamento de escolas de Campo Maior refere que “felizmente”, não tem havido muitos desses casos, recordando que há dois anos estiveram dois meses sem professores de história, mas depois conseguiram, afirmando que sentem que “cada vez há mais essa dificuldade”, pelo que este ano, refere “tentámos precaver esta situação, na oferta em termos de horários para contratação, tentámos que os horários dos professores fossem completos, o que garante emprego durante o ano, mas vai sendo cada vez mais difícil porque os candidatos vão desistindo ou por já estão colocados, ou porque são de longe e não lhes compensa”.

A contratação de 35 mil professores até 2030 “é ambiciosa” por parte do ministério, lembrando que uma pessoa demora cinco anos para tirar o curso, explica Jaime Carmona, mas espera que seja “exequível”, e reafirma que “há um desencanto, mas há também um sentido de missão, deste lado”. “As pessoas com 65 anos sentem tristeza por terem tido um percurso rico e sentirem que a profissão precisava de ter outro tratamento”.