Chocalhos têm seis anos de Património da Humanidade

O fabrico de chocalhos celebrou, a 1 de dezembro, o sexto aniversário de Património Cultural Imaterial com Necessidade de Salvaguarda Urgente pela Unesco.

Com o objetivo de valorizar e promover esta manifestação cultural e os seus mestres chocalheiros, o Município de Viana do Alentejo tem patente ao público, no Paço dos Henriques, em Alcáçovas, uma exposição permanente dedicada ao fabrico de chocalhos.

A mostra ocupa o primeiro piso do edifício, e a exposição “100 Chocalhos de Excelência, Gente Excelente”, na sala de exposições temporárias; e, no rés-do-chão, com cem chocalhos assinados por personalidades nacionais com uma dedicatória ao Alentejo.

Com uma forte tradição enraizada na freguesia de Alcáçovas, torna-se cada vez mais urgente divulgar, transmitir e conservar esta herança cultural para que não se perca no tempo.

Para assinalar esta data, no próximo dia 23 (quinta-feira), o Município de Viana do Alentejo vai proporcionar, às crianças que frequentarão a pausa letiva do Natal, uma visita à fábrica Chocalhos Pardalinho, em Alcáçovas. Aí vai ser possível participar no fabrico desta arte, no âmbito do workshop “Trabalhar por Cima do Céu”.