42 anos de Ensino: reforma à porta não é motivo de satisfação para todos

Professora de Físico-Química há praticamente 42 anos, Fernanda Claro, atualmente na direção da Escola Secundária D. Sancho II, em Elvas, está a um ano de ir para a reforma.

“Eu sempre gostei muito de ensinar, senti-me realizada, toda a vida, nessa função. Quando vim para a direção, apesar das minhas tarefas não serem só lecionar – e continuo a ter uma turma – há muito trabalho aqui, de organização e gestão, pelo que tenho menos contacto com os alunos e a sala de aula, mas continuo a gostar muito dos alunos, da sala de aula, e acho que era essa a minha vocação desde o início”, começa por revelar a professora.

Agora, “nesta altura do campeonato”, depois de uma vida inteira dedicada ao ensino, Fernanda Claro diz não ter muita vontade “de ir embora para casa”, apesar dos momentos de maior desânimo, em que o seu trabalho e a postura, enquanto profissional, assim como de toda a classe, não são valorizados pelo Ministério da Educação.

Esta é apenas uma professora, entre um total de 18, do Agrupamento nº 3 de Elvas, que no decorrer dos próximos quatro anos irão deixar o Ensino, por entrarem na reforma. Sem uma aposta na formação inicial de professores, estas escolas, à semelhança do que irá acontecer em todo o país, irão, com estas saídas, enfrentar uma séria falta de docentes.

Para que esta situação esteja a verificar-se, Fernanda Claro garante que tem contribuído, sobretudo, as colocações de professores, em início de carreira: um dos maiores problemas na profissão, que, acaba por afastar os estudantes, depois do 12º ano concluído, das áreas do ensino. “São seres humanos, têm família, e é como se tivessem que montar uma outra casa, num outro sítio, para além da despesa que tudo isso acarreta”, explica.

No início de carreira, diz ainda, “trabalha-se quase para aquecer para que contem aquele tempo de serviço para ficar no quadro mais facilmente, porque há professores que andam anos e anos a contrato”. Há mesmo professores há 30 anos a contrato, conta Fernanda Claro. “Em quase nenhuma profissão isto existe”, assegura.

Relativamente à “solução” encontrada pelo Governo para colmatar a falta de professores – a contratação até 2030 de mais de 34 mil diplomados em áreas que não ao do Ensino – Fernanda Claro não tem dúvidas que será o própria Educação do país a sair prejudicada, acabando por perder qualidade.