Bombeiros de Elvas são “Quartel Electrão”: campanha até dia 30

As associações humanitárias de bombeiros voluntários, que aderiram à sexta edição da campanha “Quartel Electrão”, estão a receber equipamentos elétricos usados até ao final deste mês. Aquelas que recolherem mais equipamentos serão, depois, premiadas.

No distrito de Portalegre, segundo revela a responsável por este projeto do Electrão, Andreia Craveiro, são cinco as corporações que participam, incluindo a de Elvas. Participam ainda as de Arronches, Avis, Marvão e Sousel. Já no distrito de Évora, são nove: Alandroal, Évora, Mora, Mourão, Redondo, Vendas Novas, Viana do Alentejo e Vila Viçosa. “A campanha decorre até dia 30 de novembro e quem quiser contribuir, entregando os seus equipamentos elétricos usados, pode fazê-lo até essa data”, adianta Andreia Craveiro.

Até ao final desta edição da campanha, que arrancou em janeiro, a população pode deixar, nos vários quartéis que aderiram à iniciativa, todo o tipo de lâmpadas, pilhas e equipamentos elétricos fora de uso.

No âmbito desta campanha, as associações humanitárias recebem 75 euros por cada tonelada de equipamentos elétricos usados que entreguem ao Electrão. São ainda atribuídos prémios por regiões e aos novos aderentes. Os vencedores destas categorias recebem 750 euros em cartões pré-pagos de combustíveis. O prémio a atribuir à associação que, a nível nacional, reunir a maior quantidade de equipamentos é um veículo de combate a incêndios, no valor de 54 mil euros.

Andreia Craveiro explica ainda que, até ao momento, já foram recolhidas cerca de duas mil toneladas de resíduos, em todo o país. “Já estamos a par com o resultado que foi obtido no ano passado”, adianta, assegurando que se espera que este número aumente e, dessa forma, supere a última campanha, que decorreu em plena pandemia.

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Elvas, explica o presidente, Amadeu Martins, tem aderido sempre esta iniciativa, juntando, num contentor, esses equipamentos em fim de vida: “são mais uns trocos que entram para a casa, não é muito, mas é sempre bem-vindo. Esta casa precisa sempre de ajuda monetária, venha ela de onde vier, por isso nós aderimos sempre a estes programas”.

Na impossibilidade, sobretudo pessoas de mais idade, que não consigam levar os eletrodomésticos até ao quartel dos Bombeiros de Elvas, explica Amadeu Martins, os soldados da paz acabam por fazer essa recolha em casa dos elvenses.

Esta iniciativa do Electrão tem como objetivo envolver as associações humanitárias para a causa da reciclagem de equipamentos elétricos usados, garantindo, ao mesmo tempo, vários prémios às corporações de bombeiros.