O plátipo e o sobreiro em destaque no “Ambiente em FM”

A Aflosor – Associação Agro-Florestal da Região de Ponte de Sor realizou o seminário Platisor sobre os montados de sobro e os problemas que os afetam.

José Janela (na foto), da Quercus, refere que “os montados de sobro têm uma grande importância económica, social e ecológica em Portugal, ocupando actualmente cerca de 737 mil hectares da área florestal total”.

O plátipo é uma das grandes ameaças dos sobreiros. “É um inseto, chamado inseto agricultor, que ataca os sobreiros. Mas não come diretamente os sobreiros. Ele come fungos. E ele cultiva esses fungos, por isso é que se chama de inseto agricultor. Ele transporta os esporos e as hifas dos fungos”.

A Quercus aconselha a que quem tenha sobreiros tome medidas de gestão e prevenção; monitorize de forma regular o estado sanitário das árvores; instale e armadilhas e tenha um correto tratamento dos cepos.

A sobrevivência dos sobreiros está em destaque na edição desta semana do programa “Ambiente em FM”, na Rádio ELVAS, com José Janela, da Quercus.