Iniciativa privada dá prendas a 2.500 crianças

Na sequência da notícia que dava conta de que as crianças do concelho não teriam prenda de natal este ano oferecida pelo município, Tatiana de Oliveira, quando se apercebeu dessa situação arregaçou as mangas e lançou uma iniciativa solidária.

Assistente social, no Agrupamento de Escolas nº3 de Elvas, Tatiana de Oliveira, explica que a partir desse momento partilhou a informação com as suas colegas de trabalho e nas redes sociais, e verificou que “havia muitas pessoas que podiam ajudar a divulgar para conseguir arranjar uma lembrança para as crianças da pré e primeiro ciclo”, tendo pedido “um orçamento a uma empresa, em que com três mil euros é possível abranger 2.500 crianças e arranjar uma lembrança, para todas”.

Tatiana sente que “há muitas famílias com dificuldades económicas, que com a pandemia se agravaram, também o facto de estarmos a viver esta situação há muitas famílias que não merecem sentir-se culpadas por não poderem comprar presentes aos filhos, e se conseguirmos, para muitas, será a única prenda que irão abrir no Natal”.

Esta elvense acredita que é uma iniciativa arriscada, devido à limitação de tempo, mas acredita que a diretora do agrupamento vai conseguir disponibilizar uma sala para organizarem e distribuírem as prendas, sendo que serão abrangidos todos os agrupamentos do concelho.

Para esta iniciativa foi criada uma conta bancária para que todos aqueles que queiram contribuam, com aquilo que puderem, com vista a arranjar este três mil euros, para as prendas das crianças. “Se todos transferirem um euro, nós conseguimos levar esta iniciativa avante, e quando o dinheiro for conseguido a conta será encerrada, caso se exceda os três mil euros, o restante será entregue a uma instituição de apoio a crianças, no concelho de Elvas”.

Tatiana estima que “é injusto que só as crianças com subsídio recebessem prendas, uma vez que há muita pobreza escondida”, pelo que “esta lembrança simbólica fará a diferença para todos”.

Quem quiser contribuir e ajudar nesta iniciativa pode fazê-lo através do NIB: 0045 6160 4034 8760 4481 3, ou do IBAN: PT50 0045 6160 4034 8760 4481 3.