Escola da Boa-Fé promove “Academia Digital para pais”

“Academia Digital para pais” é o nome da formação que está a decorrer ao longo de quatro sessões, no Agrupamento de Escolas nº1 de Elvas, mais propriamente na Escola EB 2/3 nº2 da Boa-Fé.

Esta formação insere-se no projeto da E-Redes, em parceria com a Direção Geral da Educação, ao qual a escola se candidatou.

No total são quatro as formações ministradas aos pais, sendo que esta tarde de quinta-feira, 25 de novembro, foi ministrada a segunda. Estas formações, para a qual aqueles que tenham interesse se devem inscrever, destina-se “àqueles que tiveram dificuldades em, por exemplo dar algum apoio aos filhos, no que às novas tecnologias diz respeito, nomeadamente no confinamento”. Sónia Camoesas, assistente social na escola explica que estas são “uma mais valia para dotar os pais na área do digital e na plataforma da escola, sendo igualmente importante, estes irem à escola, de forma a haver uma colaboração positiva, entre a escola e a família”.

Nestas sessões são os alunos que ministram as formações, alguns convidados e outros que se inscreveram para tal, pelo que a assistente social considera que “é interessante serem eles, a ensinar os pais, uma vez que muitas vezes são eles os mais entendidos na área das novas tecnologias”.

Paula Rondão, diretora do Agrupamento de escolas nº1 de Elvas revela que este projeto assume especial importância, na medida em que, permite instruir os pais, na questão das novas tecnologias e ao mesmo tempo os leva até à escola. “De um momento para o outro tivemos que nos adaptar a mil e uma tecnologias, que não usávamos, e isto para os miúdos é relativamente fácil, mas para os pais nem tanto,  mas a verdade é que estes têm que acompanhar os filhos na vida escolar, daí nos termos lembrado de os ensinar e esclarecer sobre a plataforma que a escola utiliza”. A diretora do agrupamento relembra ainda que trazer os pais para o interior da escola “é bastante importante para os envolver no percurso escolar, considerando que é 90% do caminho andado para tudo correr bem”.

A nossa reportagem falou com um dos alunos que ministrou a formação desta tarde. Daniel explicou que tendo em conta as dificuldades sentidas pela sua mãe, ao nível da área digital, decidiu inscrever-se para ajudar não só a sua família, mas também os restantes encarregados de educação, porque gosta e percebe muito deste tema.

Helena Figueiredo uma das mães que assistiu a esta formação afirma que a frequenta para “dar mais assistência ao filho e manejar melhor as novas tecnologias”, uma vez que hoje em dia “não se faz nada sem elas”, considerando esta uma ótima iniciativa por pate da escola. Questionada sobre as dificuldades sentidas em acompanhar o filho, refere sentiu algumas, no que à plataforma da escola diz respeito. Helena

“Academia para pais”, que decorre durante mais duas sessões, no Agrupamento de Escolas nº1 de Elvas, com o objetivo de dotar os pais de ferramentas digitais, nomeadamente na forma de funcionamento da plataforma da escola.