“Viajar sem Pressa”: mais de 8400 condutores em excesso de velocidade

Mais de 8400 condutores foram “apanhados” em excesso de velocidade durante a campanha de segurança rodoviária “Viajar sem Pressa”, da responsabilidade da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), da Guarda Nacional Republicana (GNR) e da Polícia de Segurança Pública (PSP).

De 19 a 22 de novembro, foram fiscalizados mais de 1,4 milhões de veículos, segundo o balanço divulgado esta terça-feira, dia 23.

Em Portugal continental, no período da campanha, registou-se um total de 1.318 acidentes, dos quais resultaram quatro vítimas mortais, 29 feridos graves e 392 feridos ligeiros. Comparativamente ao ano passado, no período homólogo, registaram-se mais 282 acidentes, menos três vítimas mortais, mais seis feridos graves e mais 62 feridos ligeiros.

Em comunicado, a GNR refere que, comparando com a média dos últimos cinco anos neste período, verificaram-se mais 934 acidentes, menos duas vítimas mortais, mais quatro feridos graves e menos 51 feridos ligeiros.

A campanha teve como objetivo alertar os condutores para os riscos da condução em excesso de velocidade, uma das principais causas dos acidentes nas estradas.

Inserida no Plano Nacional de Fiscalização de 2021, a campanha foi divulgada nos meios digitais e através de quatro ações de sensibilização da ANSR, realizadas em simultâneo com as operações de fiscalização realizadas pela GNR e pela PSP, em Lisboa, Porto, Braga e Leiria.