Mercado em Elvas sem a clientela de outros tempos

O mercado decorreu esta manhã de segunda-feira, 22 de novembro, no Parque da Piedade, em Elvas.

Frutas, legumes, produtos regionais, como enchidos e queijos, assim como roupa, calçado e acessórios são diversos os feirantes que vendem os seus artigos e produtos.

A nossa reportagem esteve presente nesta feira, que decorre na segunda e na quarta segunda-feira, de cada mês, e falou com alguns destes feirantes, no sentido de perceber como corre, por estes dias, o negócio.

No caso de Paulo Gonçalves, dos Sabores Tradicionais Alentejanos, vende os produtos regionais como enchidos e queijos, da região, referindo que os “clientes procuram bastante os seus produtos”, considerando que “o mercado corre bem” e não se pode queixar.

Também a AgroLanternas marca presença nesta feira, há vários anos, onde vende produtos de produção própria, como hortícolas, frutas, azeitona doce, azeite, entre outros. Para Constantino Lanternas, “apesar do frio, o negócio está a correr muito bem, as pessoas vêm porque precisam dos alimentos e temos preços acessíveis”.

Por outro lado, José Caldes vende alguns produtos da sua horta, em Elvas, como laranjas, azeitonas, romãs, e considera que o “mercado está cada vez mais fraco e desorganizado”, pelo deveria ter lugares marcados e numerados” e, a seu ver as pessoas, “vão cada vez mais aos supermercados”.

No mercado quinzenal em Elvas, há também uma roulotte para aqueles que querem ali tomar o pequeno-almoço. O proprietário, Rui Canelhas, garante que o negócio “vai correndo bem, mas cada vez mais está a fraquejar”, pelo que considera que “a feira deveria ser noutro dia da semana, ao domingo”. Tendo em conta esta sua opinião, vai fazer essa proposta ao presidente da Câmara, depois de recolher algumas assinaturas junto de feirantes e população, “porque o domingo é um dia em que as pessoas estão em casa e aderiam mais e também os espanhóis viriam em maior número”, adianta.

O mercado, no Parque da Piedade, em Elvas, volta a realizar-se nos dias 13 e 27 de dezembro.