Conversa sobre “Arquivo e Cinema” e Salomé Lamas no Arca

Hoje é o terceiro dia de Arca, o Festival transdisciplinar de cinema, que decorre até ao final deste mês, em Montemor-o-Novo, uma iniciativa da Câmara Municipal, promovido pelo Cine Clube e Filmoteca de Montemor-o-Novo, com o objetivo de trazer o cinema e todas as suas valências aos munícipes do concelho.

Pedro da Conceição, responsável pelo festival Arca 2021, explica que hoje vão “Falar sobre arquivo e cinema”, sendo este o  “momento em que refletimos sobre o propósito do cinema e da nossa investigação”. Desta forma, hoje estarão presentes, no Salão Nobre do Cineteatro de Montemor, os realizadores da Vulcanizadora, “que nos vão trazer um livro, uma compilação de vários trabalhos de investigação feitos na Colômbia e alguns na Europa”, seguindo-se do “Morfilme, um projeto do Município de Montemor-o-Novo, apoiado pela Câmara e que pretende contribuir para a criação de um arquivo audiovisual”.

Ainda hoje, Salomé Lamas “uma das realizadoras portuguesas mais interessantes” apresenta quatro curtas metragens, pelas 21:30, também no Curvo Semedo, este que é “um cinema de autor e que trabalha muito a partir daquilo que são os seus próprios arquivos”.

Daniela Rodrigues e Larissa Lewandowski, responsáveis pelo projeto Morfilme, vão estar presentes hoje, no Cineteatro para falar sobre a recolha de documentos que têm efetuado, tal como explica Daniela Rodrigues “vamos estar a apresentar o nosso projeto, “Morfilme”, eu vou fazer um enquadramento mais extenso e a Larissa vai apresentar coisas muito interessantes e desvendar outras em relação ao Joaquim Chapas”.

Larissa Lewandowski realça ainda a importância que o arquivo pode ter enquanto forma de reinventar a cultura, “para um artista que revisita o seu arquivo para pensar na sua continuidade estética, ou referenciar-se”, sendo que esse arquivo pode ser importante para dar um novo significado ao que já existe.

Os bilhetes são gratuitos e podem ser adquiridos nos locais habituais, onde decorrem os eventos, no Posto de Turismo e online através do email municipiomontemoronovo.bol.pt.

O Festival decorre até dia 30 de novembro, sendo todos os espetáculos gratuitos. Amanhã pelas 21:30 horas há Live Cinema com Sampladélicos, com Sílvio Rosado e Tiago Pereira, no Cineteatro Curvo Semedo.