Francisca Russo: “é preciso alertar as crianças para os seus direitos”

O Dia Internacional da Convenção dos Direitos das Crianças assinala-se este sábado, 20 de novembro, com o objetivo de promover os direitos e o bem-estar das crianças.

“Num mundo cheio de conflitos e com tanta falta de direitos temos que, junto das crianças, no sentido de formar as novas gerações, de as alertar para a existência da convenção e dos seus direitos e é isso que estamos a fazer, em colaboração com a escola, CPCJ e município”, revela Francisca Russo, presidente da CPCJ de Campo Maior.

Neste sentido, em Campo Maior está patente uma exposição facultada pelo Instituto de Apoio à Criança, sobre os direitos das crianças, em que os alunos de todos os anos de escolaridade têm trabalhado e explorado. “Depois de ver um vídeo os alunos escrevem um dos direitos, que serão integrados numa árvore exposta no exterior da escola, já que os mais pequenos colocam a sua impressão digital”.

Também na disciplina de cidadania foram trabalhados estes direitos. Francisca Russo explica que os alunos, “em colaboração com os seus familiares construíram papagaios onde foi escrito um dos direitos, que estão expostos no Centro Escolar Comendador Rui Nabeiro. A seu ver, o papagaio “é símbolo de infância, do brincar e de liberdade sendo este um testemunho vivo do que tem estado a ser trabalhado”.

Francisca Russo lembra ainda que o direito à educação é aquele para o qual fazem mais referência porque é necessário valorizar este direito, nem sempre isto acontece. “É extremamente importante porque, enquanto presidente da CPCJ, continuamos a ter sinalizações de crianças em absentismo escolar ou com frequência irregular, e cada vez mais tem que ser dada a devida importância necessária à educação e direito que têm que estar na escola, serem assíduos, aprenderem não só para se poderem formar enquanto cidadãos, mas também aspirar uma condição de vida melhor”.

“Continuamos a perceber que nem sempre isso acontece, não há valorização das famílias e se calhar de alguns setores da sociedade, da importância que a educação tem”, por isso Francisca Russo revela há uma célebre frase que diz “a educação é a arma para mudar o mundo e enquanto não for plena, não cumpre a sua função”.

Dia Internacional da Convenção dos Direitos das Crianças que está a ser assinalado junto dos alunos de Campo Maior.