Alunos da Boa-Fé aprendem sobre José Saramago no ano do centenário

O livro de contos “A Maior Flor do Mundo”, de José Saramago, assim como uma exposição com as ilustrações desta obra estão patentes na biblioteca da Escola Básica 2,3 nº 2 de Elvas, na Boa-Fé.

O objetivo é assinalar o centenário do escritor português, numa colaboração com a Fundação José Saramago. Para a professora Maria José Ferreira, coordenadora do Departamento de Línguas da escola, “é extremamente importante assinalar esta data, tendo em conta que José Saramago é o único escritor que temos com um Nobel da Literatura, mas acima de tudo a forma como a Fundação lançou este centenário, porque nós não comemoramos o dia em que faz 100 anos, mas sim desde o dia que faria 99, até ao dia em que completaria os seus 100 anos”.

Ao longo deste ano letivo e no próximo serão celebrados vários acontecimentos, sendo que as atividades desenvolvidas “são adaptadas às idades e faixas de conhecimento dos alunos, e neste momento está a ser explorado um dos contos para crianças, que Saramago escreveu: “A Maior Flor do Mundo”.

Assim, as diversas turmas são convidadas a visitar a exposição com as ilustrações, da autoria de André Letria, e que constam do livro, que foi cedida pela Fundação José Saramago. Para além disso, e como explica Maria José Ferreira, “assistem a um filme de animação, que já ganhou dois prémios internacionais e que retrata a o livro de Contos, seguindo-se um jogo que pretende apurar os conhecimentos dos alunos, sobre o que acabam de ver”.

Maria José Ferreira adianta ainda, que para além de dar a conhecer aos alunos quem foi José Saramago pretende também “demonstrar que escrever é acessível a todos aqueles que tenham vontade de o fazer”.

Biblioteca da Escola EB 2, 3 Nº 2 de Elvas, que se associa às comemorações do centenário de José Saramago, apresentando às diversas turmas o livro de contos “A Maior flor do Mundo”.