Incumprimento de pagamentos e as suas consequências em destaque na DECO

O Incumprimento de pagamentos pode trazer consequências graves à vida e estabilidade financeira dos consumidores. Perante dificuldades financeiras, os consumidores acabam por não conseguir cumprir os pagamentos que têm a cargo, fator que pode trazer à vida financeira das famílias, várias dificuldades e consequências que podem ser evitadas a tempos.

Esta semana, na rubrica da DECO, com Maria Inês Alvarenga, jurista da delegação do Alentejo, da Associação para a Defesa do Consumidor, continuamos o tema da proteção financeira, alertando os consumidores para as consequências do incumprimento de pagamentos. A jurista dá alguns conselhos para saber como pode evitar esta situação, “contactar a instituição de crédito, para que esta avalie a sua situação de crédito”, acrescentando que “colaborar ativamente com a instituição de crédito” é algo bastante benéfico para o consumidor, avaliando “a proposta apresentada e solicitar todos os esclarecimentos que considere oportuno sobre a proposta e a entidade, em apreço”.

Quando o consumidor se apercebe vai entrar em situação de incumprimento deve, segundo Maria Inês Alvarenga, mostrar uma atitude porativa porque, “sempre que o consumidor se mostra ativo, na procura de uma solução está de facto a dar a mensagem à entidade credora de que quer pagar”.

As consequências do incumprimento de pagamentos, por parte dos consumidores, é o tema em destaque desta semana, na rubrica da DECO, com Maria Inês Alvarenga, jurista na delegação do Alentejo da Deco.