Campo Maior vive o São Martinho com castanhas e animação musical

Em Dia de São Martinho o jardim municipal de Campo Maior foi o cenário escolhido pelo município, para a comemoração desta data, onde não faltaram as castanhas assadas para todos aqueles que ali se quiseram dirigir.

Mas nem só de castanhas assadas se fez este São Martinho, uma vez que o Grupo “O Despertar Alentejano” presenteou todos com as típicas saias de Campo Maior. Carlos Clemente, membro do Grupo adianta que neste dia o essencial “é animar as pessoas, mantendo a tradição com o São Martinho e as saias”.

Já João Paulo Barrinha vestiu-se a rigor para tirar fotografias, aos presentes, à moda antiga. Aos nossos microfones o fotógrafo explica que o objetivo foi “recriar a forma como antigamente eram tiradas as fotografias”, pelo que tirou fotografias à la minute, de retrato na rua, tal como antes era feito”.

A nossa reportagem falou ainda com algumas pessoas que marcaram presença nesta iniciativa, nomeadamente do Centro Comunitário. Daniana Grifo enaltece a iniciativa, considerando-a “espetacular”, recordando que com a pandemia, já há muito tempo que não havia nada do género, e não deixou de nos cantar as saias de Campo Maior. Já Emília conta-nos que este convívio, no São Martinho “é o melhor que pode haver”.

Em Dia de São Martinho comem-se as castanhas e prova-se o vinho”, e foi o que Joana Orelhas fez ao marcar presença no jardim municipal, considerando que é importante voltarem iniciativas, do género.

Também cerca de 50 crianças do Centro Educativo Alice Nabeiro estiveram no jardim municipal para provar as castanhas assadas, depois de este tema ter sido abordado na sala de aula, como refere a educadora Rute Tanganho. “Viemos provar as castanhas porque já falámos o que é o magusto e a lenda de São Martinho, assim como cantámos as saias, na sala de aulas”.

São Martinho que foi assinalado no jardim municipal de Campo Maior.