“Espaço Europa”: projeto português é finalista dos prémios RegioStars

“Transporte a Pedido”: assim se chama o projeto português que se encontra entre os 25 finalistas candidatos aos prémios RegioStars, organizados, desde 2008, pela Comissão Europeia, e que se vieram a tornar no rótulo da Europa para projetos financiados pela União Europeia.

Estes prémios, revela Ana Pereira, do Europe Direct Alto Alentejo, na edição desta semana do “Espaço Europa”, procuram, acima de tudo, “promover e valorizar os melhores projetos da política de coesão”, que “podem servir de exemplos de qualidade” e ser replicados noutros países. Todos os anos, são centenas de projetos concorrem em cinco categorias: Europa inteligente, Europa verde, Europa justa, Europa urbana e o tema do ano.

O projeto “Transporte a Pedido” é promovido em 13 municípios do Médio Tejo (Abrantes, Alcanena, Constância, Ferreira do Zêzere, Entroncamento, Mação, Ourém, Sardoal, Santarém, Tomar, Torres Novas, Vila de Rei e Vila Nova da Barquinha) e surge como uma alternativa num território que apresenta fragilidades ao nível do transporte público regular de passageiros. Conta com 78 circuitos e 1.400 paragens.

O público pode participar no concurso, votando no seu projeto favorito de entre todos os finalistas para o Prémio do Público. A votação, que está aberta aqui, decorre ao próximo dia 15. Os vencedores, das cinco categorias (“Europa inteligente: Aumentar a competitividade das empresas locais num mundo digital”; “Europa verde”: Comunidades verdes e resilientes em meio urbano e rural”; “Europa justa: Fomentar a inclusão e a antidiscriminação”; “Europa Urbana: Promover sistemas alimentares verdes, sustentáveis e circulares em áreas urbanas funcionais”; e “Reforçar a mobilidade verde nas regiões”), serão conhecidos a 2 de dezembro, numa cerimónia que decorre na Croácia.

Todas as informações sobre os prémios RegioStars estão disponíveis em europedirect.ipportalegre.pt