Elvas e Campo Maior integram 1º Festival de Caminhadas TransAlentejo

A Turismo do Alentejo promove, nos próximos quatro fins-de-semana deste mês de novembro, a primeira edição do Festival de Caminhadas, com a realização de mais de 50 e com vista à promoção da Rede de Percursos Pedestres TransAlentejo, que se distribui pelos 47 concelhos da região.

O percurso urbano das Defesas de Campo Maior integra este festival, estando a caminhada marcada para sábado, dia 6 de novembro, com partida do Largo do Barata, às 10 horas. O percurso desenvolve-se ao longo da fortificação abaluartada e será conduzido pelos técnicos de turismo do Município, com o apoio do GEDA. A participação no trilho de Campo Maior, à semelhança de todos os outros, é gratuita e as inscrições podem ser feitas no Posto de Turismo de Campo Maior ou através do telefone 268 680 319.

Já no domingo, dia 7, também o percurso das Linhas de Elvas integra este festival, num trajeto que tem início no Forte da Graça, terminando no Forte de Santa Luzia. Os participantes terão depois oportunidade de, numa visita guiada, conhecer o Forte da Graça. O regresso a este monumento, depois da caminhada, é feito de autocarro.

A verdade é que o turismo associado às caminhadas, revela o presidente da Turismo do Alentejo e Ribatejo, Vítor Silva, “tem uma expressão cada vez maior” na região, que já está, “quase na sua totalidade”, estruturada para a realização destes percursos pedestres: “sejam caminhadas guiadas, sejam caminhadas que as pessoas fazem, por elas próprias, com recurso a materiais escritos, impressos ou que até podem descarregar nos telemóveis”.

O festival, adianta Vítor Silva, era para ter acontecido mais cedo, mas, devido às eleições autárquicas, acabou por ficar marcado para este mês de novembro. “A colaboração das autarquias é indispensável, porque são elas que gerem o seu território, e nós contamos com elas e esperemos que, nos próximos anos, possamos continuar com este festival”. O Turismo de Portugal, garante ainda, “viu com muita simpatia” a organização do evento.

Para além de caminhadas, este festival inclui outras atividades, como conferências, sendo o evento promovido, a nível nacional, mas também internacional. “Vai-se poder discutir esta temática dos passeios a pé, e como é que podemos estruturar, cada vez melhor, o território nesse sentido”, explica o presidente da Turismo do Alentejo, revelando que foram convidados a participar, nestas iniciativas, jornalistas de várias partes do mundo, para que possam escrever artigos sobre “a qualidade do produto que experimentaram”.

Este festival é aberto a toda a comunidade, ainda que tenha lotação limitada. “O número de pessoas é limitado, não só devido à situação pandémica, mas também porque os passeios a pé não são para ser feitos por multidões”, explica. “Mas como vamos ter muitos passeios, há sempre lugar para que, quem queira participar, se possa inscrever”, diz ainda. O “respeito pela natureza” neste conjunto de iniciativa, tendo sempre por base um turismo sustentável, é outra das preocupações da organização.

As caminhadas, no contexto deste festival, explica ainda Vítor Silva, servem de pretexto para que alojamento, restauração e outros serviços possam sair beneficiados.

Todas as informações sobre este Festival de Caminhadas aqui.