Museu Militar de Elvas apresenta novidades em dia de aniversário

O Museu Militar de Elvas celebrou hoje, 2 de novembro, o seu 12º aniversário, numa cerimónia presidida pelo diretor da Direção de História e Cultura Militar, o major-general Aníbal Flambó.

Em dia de aniversário, foram apresentadas algumas novidades: entre elas, as obras de restauro de um carro de transporte de pessoal e de um projetor antiaérea. Hoje também foram inauguradas duas salas de exposições: uma dedicada aos instrumentos musicais e outra aos equipamentos de psicotécnica. Por esta ocasião, explica o diretor do museu, o major Carlos Carretas, foram ainda atribuídas algumas medalhas, no decorrer da sessão solene.

“Nós, no ano passado, e devido à pandemia, não apresentámos a viatura de transporte de pessoal, ficando para uma próxima oportunidade, que é esta”, revela o diretor, adiantando que o restauro do projetor já foi levado a cabo em 2021.

Fechado, de 15 de janeiro até 5 de abril, o museu, desde essa altura, já recebeu, até então, cerca de seis mil visitantes. “É um número considerável, tendo em conta a situação que estamos a passar. A vida continua e as pessoas têm de ver o que temos de bom aqui no Museu Militar”, garante.

Já o major-general Aníbal Flambó garante que o Museu Militar de Elvas, o maior museu do país, continua a ser uma forte aposta do Exército, ainda que, o apoio da Câmara Municipal e da Associação Portuguesa de Veículos Militares seja fundamental. “A inauguração das salas e a apresentação da viatura e o projetor são bem a prova disso, mas sem estas duas colaborações não conseguiríamos fazer aquilo que fazemos”, diz ainda. Apesar de ter estado de portas encerradas, o Museu Militar de Elvas, à semelhança de outros, proporcionou aos visitantes, durante esse período de tempo, visitas online, recorda Aníbal Flambó.

Presente na cerimónia, o presidente da Câmara de Elvas, Rondão Almeida, recordou que Elvas é, “por excelência”, uma cidade museológica, sendo o Museu Militar de Elvas um elemento importante para integrar um circuito capaz de “ocupar os turistas”. O autarca, que destaca ainda o “espólio extremamente interessante, que permite uma rotatividade nas exposições”, garante que, com “existem elementos mais que fundamentais como promover a cidade como uma cidade-museu”.

Rondão Almeida diz ainda que a cidade “não foi bem tratada”, a certa altura, quando os militares a quiseram abandonar, mas que a história militar acaba por estar bem retratada, neste museu de Elvas.