Combatentes falecidos homenageados em Campo Maior e Degolados (fotos+vídeo)

O Núcleo de Campo Maior da Liga dos Combatentes, juntamente com a Câmara Municipal, prestou na manhã desta terça-feira, 2 de novembro, Dia de Finados, homenagem aos combatentes campomaiorenses já falecidos, no cemitério da vila.

João Restolho, presidente do núcleo, relembra que “esta é a primeira atividade do núcleo, este ano,” e assegura que esta homenagem é “carregada de simbolismo, porque homenageia os combatentes falecidos, em combate”.

O município campomaiorense associou-se a este ato simbólico. Luís Rosinha, presidente da Câmara de Campo Maior, explica que esta “é uma justa homenagem a todos aqueles combatentes do concelho, que defenderam a nossa pátria, pelo que é extremamente simbólica”. O presidente adianta ainda que “a presença dos militares veio engrandecer o momento, o que demonstra um regresso, aos poucos, à normalidade”.

Este ano os militares regressaram a estas comemorações, uma vez que no ano passado, tal não foi possível devido à pandemia. Para o tenente-coronel Luís Gonçalves, segundo comandante do Regimento de Cavalaria nº 3 de Estremoz, este é o retomar de uma atividade que vinha sendo habitual, antes da pandemia e revela que esta homenagem é importante porque estes combatentes segundo afirma “estão sempre na nossa memória, são os nossos antepassados e são aqueles que contribuíram para o país que temos hoje, seja entre portas, ou lá fora, por exemplo, nos tempos do Ultramar e não só”.

Depois da cerimónia, com a deposição de flores no talhão do núcleo, no cemitério de Campo Maior, a comitiva seguiu para Degolados, para prestar homenagem ao combatente sepultado no cemitério daquela freguesia.

A representante da junta de freguesia de Degolados, Olga Madeira, recorda que este militar, que faleceu em funções, aos 21 anos, e ao qual “todos os anos é prestada homenagem, inclusive, à entrada do largo, junto ao cemitério, foi dado o nome deste militar”.

“Ao fim destes anos todos, este é um ato simbólico, que merece todo o apreço e homenagem que lhe é prestada, pelo menos, nesta altura do ano”, remata Olga Madeira.

Combatentes já falecidos homenageados hoje, em Dia de Finados, em Campo Maior e Degolados.