Direção Regional de Cultura promove “Alentejo, Patrimónios”

A Direção Regional de Cultura do Alentejo, com vista a promover o património cultural da região, está a organizar uma segunda edição do projeto “Alentejo, PATRIMÓNIOS”.

A iniciativa, explica a diretora regional de cultura, Ana Paula Amendoeira, inclui, até final do ano, três visitas guiadas, sendo que, com a pandemia, esta foi uma atividade que, durante algum tempo, esteve impossibilitada. “Esta edição era para ter acontecido já no ano passado, mas só agora é que se reuniram as condições para se realizar estas visitas. Esperamos, em 2022, normalizar estas visitas a outros patrimónios”, explica.

Esta segunda edição do “Alentejo, PATRIMÓNIOS” dá assim continuidade a um projeto iniciado em 2019, sendo que, até então, garante Ana Paula Amendoeira, tem contado com uma grande aceitação por parte do público, que demonstra vontade em querer conhecer o património da região. “As visitas são sempre acompanhadas por técnicos da Direção Regional de Cultura do Alentejo, pessoas que são especializadas nas várias áreas e conhecedoras do património e, portanto, excelentes mediadores destes conteúdos e destas manifestações culturais da nossa região”, diz ainda.

A primeira de três visitas agendadas, até final do ano, está marcada já para este sábado, dia 30 de outubro, a Nisa, onde a Olaria Pedrada estará em destaque. Com o Município de Nisa, revela ainda Ana Paula Amendoeira, a Direção Regional de Cultura assinou, recentemente, um protocolo de colaboração, com vista a promover a inscrição deste património no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial.

Em Nisa, a visita guiada ao património tem início às 10 horas, com passagens pelo Núcleo do Bordado, o Museu do Bordado e do Barro, a Casa do Forno e a Rua de Santa Maria. Após o almoço, a visita prossegue em torno da Olaria, seguindo-se o Centro Interpretativo do Conhal. As inscrições são gratuitas, mas limitadas a vinte pessoas.

Depois de Nisa, seguem-se, a 13 de novembro, Almodôvar, e a 11 de dezembro, Portalegre.