Dispositivo terrestre de combate a incêndios rurais ativo até dia 31

O dispositivo terrestre de combate a incêndios rurais, nas corporações de bombeiros, vai, por decisão do Governo, manter-se ativo até ao final deste mês de outubro devido às previsões meteorológicas favoráveis a este tipo de ocorrências.

Tiago Bugio (na foto), comandante dos Bombeiros Voluntários de Elvas, vê com bons olhos este prolongamento, uma vez que “é uma mais valia operacional, uma vez que, apesar de já termos alguns dias com alguma pluviosidade, uma vez que já choveu, os combustíveis finos ainda estão com uma percentagem de humidade muito baixa o que propicia a ocorrência de incêndios rurais”.

De acordo com Tiago Bugio, comparativamente com o ano passado, o concelho de Elvas registou este ano “mais três incêndios rurais. Não é um valor significativo mas representa também um aumento da área ardida. A contribuir para essa situação, o incêndio da conhecida Mata de Vila Boim e um incêndio que deflagrou em Santa Eulália”.

O concelho de Elvas conta, até dia 31, com uma equipa de combate a incêndios, constituída por cinco elementos, e uma equipa de abastecimento, com dois elementos.