Campanha “É tempo de ajudar” angaria produtos de higiene para idosos

“É Tempo de Ajudar” é o nome da campanha de angariação de produtos de higiene para idosos, que decorre este fim de semana, dias 23 e 24, na região.

Esta iniciativa é promovida pelo programa Tempo para dar, criado no âmbito da Associação Coração Delta, do Grupo Nabeiro Delta Cafés, e que tem como objetivo geral colmatar a solidão e as necessidades sentidas pelos idosos.

A campanha solidária “é distinta das restantes, porque não pretende recolher bens alimentares, mas sim produtos de higiene, com o objetivo de apoiar os idosos das localidades onde a mesma decorre, ou seja, é feito um peditório ao cliente final das lojas Intermarché”, como explica Cláudia Gama, responsável pela iniciativa, no Tempo para dar.

Os gabinetes de ação social dos municípios são parceiros nesta ação, “para serem eles a sinalizar os idosos mais isolados e desfavorecidos e, posteriormente fazerem a distribuição de kits aos idosos”. A campanha decorre nas lojas Intermarché das seguintes localidades: Campo Maior, Elvas, Portalegre, Ponte de Sor, Montemor-o-Novo, Vendas Novas, Évora (nas duas lojas do Grupo Mosqueteiros),Vila Viçosa, Estremoz, Portel e Redondo.

Este ano a iniciativa, que vai já na sua oitava edição conta com o Corpo Nacional de Escutas, como parceiro, como revela Cláudia Gama, “porque com toda a sua força de voluntariado, garante que estejamos, nas lojas, desde a abertura ao fecho da mesma, pelo que penso que vai correr melhor”.

Cláudia Gama adianta ainda que as pessoas “aderem bastante a esta iniciativa solidária, principalmente quando percebem que são para os idosos da sua terra”.

Esta campanha complementa as diversas ações desenvolvidas pelo Tempo para dar, nomeadamente o voluntariado no domicílio, oferta de bens e equipamentos, banco de ajudas técnicas e reabilitação de habitações dos idosos, sendo que em Campo Maior apoia mais de 60 pessoas. “O Comendador Rui Nabeiro, desde sempre demonstra preocupação com todos, mas também com os mais idosos tem tido uma preocupação muito forte, pelo que tem vindo desenvolver vários projetos na sua terra, e um pouco por todo o país, sendo que o foco é chegar ao idosos mais desfavorecidso e isolados, sendo que em Campo Maior são apoiados cerca de 60 idosos, sinalizando e apoiando de forma contínua”, explica Cláudia Gama.

A responsável pela iniciativa apela ainda às pessoas para que possam contribuir para esta campanha solidária. “Apelamos às pessoas para que contribuam para esta campanha, porque realmente o que estamos a apoiar é muito importante, são os nossos idosos que tanto precisam e é uma maneira alegre de nos lembrarmos deles, porque o descurar da higiene leva a doenças, pelo que é fundamental para um bom estado de saúde dos nossos idosos”.

Campanha solidária “É Tempo de Ajudar” que decorre amanhã e domingo, nas lojas Intermarché, para angariação de produtos de higiene para idosos.