“Aspeto mórbido” dá vitória à Capela dos Ossos de Évora

A Capela dos Ossos, da Igreja de São Francisco, em Évora, foi a grande vencedora da categoria “Mais Património” da última edição dos prémios “Mais Alentejo”.

Segundo o coordenador de comunicação da Igreja, Manuel Ribeiro, este prémio reconhece, através da votação do público, o trabalho que é feito, todos os dias, no complexo em que a Capela dos Ossos está inserida. “Para nós é uma honra ter sido votados pelo público. Vamos expor o prémio, porque gostamos que as pessoas saibam do trabalho que fazemos aqui todos os dias, num sítio que não tem só a Capela dos Ossos, mas também a coleção de presépios, o Museu de Arte Sacra e a própria igreja”, adianta.

A Capela dos Ossos, durante alguns períodos, foi obrigada a encerrar portas ao público, devido à pandemia. Por esta altura, revela Manuel Ribeiro, já se vai notando o regresso dos turistas, sobretudo ao nível do turismo sénior. “Desde a abertura, tem-se sentido um gradual aumento da afluência dos visitantes, mas não podemos dizer que as coisas estão normais, porque falta-nos muito a falta daquela parte dos turistas asiáticos”, revela ainda.

Sendo a maior de todas as capelas de ossos existentes em Portugal, Manuel Ribeiro acredita que é o aspeto “mais mórbido” que lhe é característico que conduz sempre muitas pessoas até Évora, para a visitar.

Num total de 18 vencedores, foram ainda distinguidos, nas mais diversas categorias, a Carnalentejana (Mais Empresa); as Tapeçarias de Portalegre (Mais Tradição); a Casa das Talhas, na Vidigueira (Mais Prazeres & Sensações); o chefe Filipe Ramalho (Mais Chefe); a Tasca do Celso, em Vila Nova de Milfontes (Mais Manjares); o hotel Vila Galé Collection Alter Real, em Alter do Chão (Mais Dormidas); os azeites da Cartuxa (Mais Azeite); a Adega Mayor (Mais Vinho); o ilustrador Hélder Teixeira Peleja (Mais Arte & Fotografia); a escritora Ana Margarida de Carvalho (Mais Literatura); o cantor Buba Espinho (Mais Música); a atleta Patrícia Mamona (Mais Desporto); o programa de televisão “Isto é Gozar com Quem Trabalha” (Mais Televisão Conteúdos); o filme “Surdina” (Mais Cinema); o ator João Catarré (Mais Representação); o jornalista Nuno Pereira (Mais Jornalismo); e a empresa Pepe Aromas (Mais Iniciativa & Inovação).

A cerimónia contou ainda com a atribuição de vários prémios de Excelência, Percurso e Prestígio. Entre eles, Pedro Abrunhosa recebeu o prémio Excelência, na Música; Carla Andrino o prémio Percurso, na Representação; José Raposo o prémio Percurso Cinema, Teatro & Televisão; o jornalista Joaquim Franco o prémio Excelência, em Jornalismo; o antigo futebolista António Simões o prémio Percurso, no Desporto; e os restaurantes Dom Joaquim e Dona Laura, em Évora, o prémio Excelência, na categoria de Gastronomia.

A votação para os Prémios Alentejo 2020, que decorreu online, registou o maior volume de sempre, com mais de dois milhões e 220 mil votos.