CPCJ procura “Agir para Incluir” na comunidade escolar de Campo Maior

A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Campo Maior promove, durante toda esta semana, um conjunto de iniciativas, junto da comunidade escolar do concelho, com o objetivo de combater a desigualdade, informando e sensibilizando para a mudança de comportamentos.

“Agir para incluir” é o principal mote para estas atividades, que têm início hoje, dia 18 de outubro, explica a presidente da CPCJ de Campo Maior, Francisca Russo, que adianta que, na organização do evento, a comissão conta com a colaboração de diferentes parceiros: o Município de Campo Maior, o CLDS 4G “Campo Maior, Vila Solidária da Europa”, a Delta Cafés e a Cooperativa de Habitação Económica e Popular de Campo Maior.

“Vamos fazer, ao longo de toda a semana, atividades para todas as crianças, para promover a inclusão, a igualdade, o direito à educação, à segurança, à saúde e tudo aquilo que está na génese da própria comissão, que é salvaguardar o superior interesse das crianças e dos jovens”, adianta Francisca Russo.

Todas as crianças do concelho, seja do ensino público, seja do privado, vão participar nas atividades, até sexta-feira, sendo que, na manhã de hoje, tem lugar uma iniciativa com a equipa cinotécnica da GNR, no Centro Escolar Rui Nabeiro (CERN), destinada ao ensino pré-escolar.

Segue-se, amanhã, também no CERN, a atividade “Viver o Desporto, Abraçar o Futuro”, para as crianças do primeiro ciclo. Já na quarta-feira, dia 20, no auditório do centro escolar, a partir das 9h25, é apresentado, aos alunos do segundo ciclo, o livro “No País das Gravatas”, de João Sena Janeiro. Ainda na quarta-feira, e numa iniciativa destinada a professores, técnicos  e auxiliares de educação educativa, a partir das 15 horas, decorre uma palestra com Carlos Pajuelo.

Um dos pontos altos do evento está marcado para quinta-feira, com a apresentação do projeto de sensibilização “Livres e Iguais”, que contará com uma atuação de Carlão, no Centro Cultural da vila, a partir das 11h15, para os alunos do ensino secundário. Francisco Russo garante que este é um projeto pedagógico muito interessante, sobre a importância da não discriminação.

A semana de atividades termina, na sexta-feira, com a apresentação do livro “Eu Sara me Confesso”, pela autora, Sara Norte, a partir das 10h30.