Automóveis clássicos percorrem o Alentejo durante 48 horas

A 26ª edição do “48 horas Alentejo, em automóveis clássicos”, um evento organizado pela Portugal Classic, em conjunto com o Clube Português de Automóveis Antigos, tem início hoje, sexta-feira, dia 15, com um rali histórico, inserido no calendário da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting.

Para além da componente desportiva, com “provas de regularidade, com médias de, no máximo, 50 quilómetro hora”, há também uma componente turística, permitindo aos participantes visitarem a região Alentejo, descobrindo a sua cultura e gastronomia, tal como explica o presidente da comissão organizadora, Luís Brito.

O grupo inscrito para estas “48 Horas Alentejo” conta com cerca de 100 automóveis, com participantes portugueses e estrangeiros, para promover o automóvel clássico enquanto um instrumento cultural. Luís Brito revela ainda que no evento vão estar “automóveis desde os anos 30, aos anos 80, numa variedade bastante grande de automóveis e serão três dias que com certeza, estas pessoas irão desfrutar das magníficas paisagens do Alentejo”.

São vários os concelhos alentejanos que serão visitados por estes automóveis clássicos, Beja, Almodôvar, Castro Verde, Mértola, Aljustrel, Ferreira do Alentejo, Viana do Alentejo, terminando em Montemor-o-Novo. O presidente da Portugal Classic refere que hoje “é o dia em que recebemos todos os participantes, em Beja, que é a base do evento”.

O evento termina no domingo, em Montemor-o-Novo, ao final da manhã, com a concentração de todos os automóveis clássicos junto à praça de touros, que ficarão em exposição depois da hora de almoço e da entrega de prémios. Luís Brito explica que “a exposição é aberta ao público, portanto poderão ver quase um museu que vamos levar até Montemor-o-Novo, sendo uma ótima oportunidade para as pessoas poderem estar próximas, de todos estes automóveis”.

O presidente deste evento revela-se ansioso para os eventos que irão decorrer no próximo ano, na esperança que as atividades já possam decorrer com total normalidade. Quanto às páginas e mais informações sobre os automóveis clássicos, ou os eventos promovidos pela Portugal Classic, pode aceder às redes sociais, Facebook e Instagram, ou então ao site portugalclassiccars.com.

As 48 Horas Alentejo é uma iniciativa organizada pela Portugal Classic, em conjunto com o Clube Português de Automóveis Antigos que tem como objetivo, não só promover os automóveis clássicos como um instrumento cultural, como também o turismo na região Alentejo.