Convalescença da Cruz Vermelha de Elvas a concluir até fevereiro

A obra de ampliação e remodelação da Unidade de Cuidados Continuados do Centro Humanitário de Elvas da Cruz Vermelha Portuguesa, para a implementação da valência de convalescença, decorre a bom ritmo, podendo estar concluída no início do próximo ano.

A diretora da instituição, Isabel Mascarenhas, revela que com esta intervenção, resultante de um investimento de cerca de um milhão de euros, com financiamento do programa Alentejo 2020, e do compromisso estabelecido com a Administração Regional de Saúde do Alentejo, o edifício está a ser aumentado em cerca de 400 metros quadrados de área coberta.

“A intervenção permitirá acomodar os utentes que nos foram atribuídos, na tipologia de convalescença, em 2018”, adianta Isabel Mascarenhas, assegurando que irá ser aumentada “a capacidade efetiva da estrutura” e continuar a ser dada uma ainda melhor resposta às necessidades da rede de Cuidados Continuados.

A diretora do núcleo de Elvas da Cruz Vermelha Portuguesa não tem dúvidas que esta obra vem beneficiar o espaço e potenciar a abertura de mais camas, assim como “a resposta a necessidades que se verifiquem no concelho e na região”.

O objetivo desta futura Unidade de Convalescença é criar melhores condições para a intervenção dirigida a pessoas com perda transitória de autonomia, que necessitam de cuidados clínicos, de reabilitação e de apoio psicossocial, por situação clínica decorrente da recuperação de um processo agudo. O período de internamento não poderá ser superior a 30 dias consecutivos.

De recordar que foi a 20 de fevereiro de 2018 que a Administração Regional de Saúde do Alentejo e a Cruz Vermelha Portuguesa assinaram um acordo para 15 lugares de internamento na tipologia de convalescença, a funcionar no Núcleo da Cruz Vermelha Portuguesa em Elvas, inseridos na Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados.