Semana da Alimentação em Montemor-o-Novo até sábado

Começa hoje, e decorre até dia 16, a semana da alimentação em Montemor-o-Novo, uma iniciativa “Ao Sabor das Estações”. Ao longo da semana são várias as atividades que decorrem, em vários locais de Montemor-o-Novo, desde a Biblioteca Municipal, até à EB 2, 3 de Montemor.

Todos os sábados, em Montemor, realiza-se o mercado, onde são vários os produtores locais que pretendem promover uma alimentação mais saudável e sustentável.

A Rádio Nova Antena esteve no Mercado Municipal de Montemor-o-Novo para recolher as opiniões daqueles que vendem, nessas bancas, todos os sábado, de forma a entender como este tipo de comércio pode contribuir para uma alimentação mais saudável.

Luís Garcia afirma que “a oferta que existe, na parte hortícola são tudo produtos biológicos e a restante oferta, dos produtos que são tradicionais como é o meu caso com os enchidos, acabam por não ser muito trabalhados ou processados”, acrescentando que, durante o confinamento, houve um aumento de compra, no Mercado.

Sofia Torrão vende fruta e legumes e apesar de não notar diferença a nível de compra no mercado, ao longo deste período de pandemia, confessa que há quem prefira estes alimentos por serem “mais naturais, são todos biológicos”.

Miguel Hoeven, agricultor que vende na banca da Gandum Village destaca que o Mercado Municipal é uma ótima ferramenta, uma vez que permite “educar o consumidor, através da interação com o produtor, é possível informar sobre como foi feito aquele produto”.

António Ferreira da Naturbosque, produz cogumelos frescos e desidratados, produtos produzidos de forma biológica e com fraca pegada carbónica, afirmando que estas produções são mais sustentáveis, “no sentido de ajudar a economia local, primeiramente comprando aqui, há o ciclo curto da cadeia de distribuição e depois consome produtos que não percorreram caminho nenhum, para chegar aqui”.

No sábado, dia 16 de outubro, celebra-se o dia do agricultor , no mercado municipal, das 7 horas às 13 horas, com a venda de produtos locais e, no mesmo dia, decorrer um workshop sobre plantas silvestres comestíveis com a Marca-ADL, das 15 horas às 17 horas.

Esta é uma iniciativa que decorre respeitando todas normas da Direção Geral de Saúde, promovida pela Câmara Municipal de Montemor-o-Novo.