13 mil€ para polo de cultura na Escola de Vila Boim

Encontram-se a votação, até dia 15 de outubro, as três propostas aprovadas no âmbito do Orçamento Participativo Municipal de Elvas.

Uma propostas da votação é a criação de dois polos de cultura e inovação na Escola Básica Integrada de Vila Boim, apresentada pela professora bibliotecária Teresa Guerreira. A docente explica que esta proposta vem no seguimento do processo requalificação da biblioteca escolar e da necessidade de criar, num outro espaço da escola, um polo dessa mesma biblioteca, destinado às atividades culturais e de dinamização curricular.

“Há muitas atividades, há muitos projetos, que decorrem na escola e que têm o seu coração na biblioteca escolar. O que acontece é que, por razões de organização do espaço da escola, os alunos do primeiro ciclo têm horários de trabalho e de lazer diferenciados dos alunos dos segundo e terceiro ciclos, e aquilo que acontece é que o próprio espaço leva a que haja algum constrangimento desses alunos do primeiro ciclo a irem à biblioteca de uma forma autónoma”, adianta Teresa Guerreiro.

Transformar parte da sala de convívio da Escola de Vila Boim num polo cultural e literário, “para que os alunos acedam de forma muito mais fácil e autónoma às atividades” organizadas pela biblioteca, é o principal objetivo do projeto. O valor apresentado para a implementação do projeto ronda os 13 mil euros.

“O meio onde os nossos alunos se inserem é um meio socioeconómico frágil, com muitas limitações, e sentimos a necessidade de que a biblioteca se constitua nesse polo de leitura, de aprendizagem, de cultura, que possa contribuir para alargar os horizontes dos alunos”, diz ainda a professora.

Esta, assim como as outras duas propostas aprovadas no âmbito do Orçamento Participativo Municipal de Elvas, são dadas a conhecer aqui, onde é possível também votar em cada uma delas, até ao próximo dia 15 de outubro. A votação teve início a 1 de setembro.

A proposta vencedora será incluída no Orçamento da Câmara Municipal para 2022 e executada no próximo ano civil.