Regresso às aulas presenciais mais tranquilo apesar da pandemia

O Ano Letivo começou, e com ele, as aulas presenciais. Para muitos alunos e Encarregados de Educação, este é um regresso positivo, ainda que exista alguma preocupação, em relação à segurança sanitária nos estabelecimentos de ensino, uma vez que continuamos em tempos de Covid.

Com a maioria da população adulta vacinada, bem como os jovens, os Encarregados de Educação acreditam que este ano escolar será mais tranquilo e seguro, para toda a comunidade escolar e famílias.

A Rádio esteve na rua, para tentar perceber a opinião dos ouvintes, acerca deste regresso às aulas, em regime presencial, em tempos de Covid-19, sendo que, tal como João Santos afirma, aluno do 12º ano, como o regime de aulas presenciais regressou “aprendemos muito mais, estamos mais atentos, não temos distrações como temos em casa”, revelando que, apesar da pandemia, como os alunos estão vacinados, sentem mais segurança, em estar na Escola. Já Carmen Marques, acredita que “as crianças estão seguras e algumas delas não se preocupam com a questão do Covid”, realçando que o regime de ensino anterior não foi benéfico, uma vez que “nem os alunos aprenderam, nem os professores conseguiram ensinar”. João Casadinho sente que a escola transmite “segurança derivado às vacinas e à aderência que os jovens tiveram, no entanto é necessário dar atenção às crianças mais novas”. Quando a Fátima Santos, acredita que “com os jovens vacinados, as escolas são mais seguras e isso é bom para os alunos que aprendem melhor”.

No ano letivo passado, o ensino à distância, era uma opção necessária a tomar, devido à pandemia de Covid-19, no entanto, este não foi um sistema positivo para a aprendizagem dos alunos, uma vez que, uns não tinham meios para assistirem às aulas, em formato online, e outros acabavam por se dispersar, com maior facilidade.

Apesar das preocupações em relação à pandemia e à segurança sanitária, nas escolas, a grande maioria da população escolar sente-se otimista com o começo deste ano letivo, agora em regime presencial.