Feira de Velharias do Cemitério dos Ingleses domingo na Casa das Barcas

A tradicional Feira de Velharias, promovida pela Associação dos Amigos do Cemitério dos Ingleses regressa amanhã, domingo, dia 3, depois de no ano passado não se ter realizado, devido à pandemia.

Esta que é a edição 21, da iniciativa, conta com uma novidade, uma vez que vai decorrer no Mercado Municipal da Casa das Brancas, em vez de ser na Praça D. Sancho II, como era habitual.

A mudança de local prende-se com o facto de no mercado haver mais conforto, no que às condições climatéricas diz respeito. Celia Denney, da Associação dos Amigos do Cemitério dos Ingleses explica que este é um monumento magnífico, pelo que estamos protegidos caso faça chuva ou faça sol“. São cerca de 15 as bancas com diversos tipos de artigo, como velharias, jogos de mesa e infantil, comida típica, porcelana cerâmica”, entre outros, sendo que o dinheiro angariado reverte para “a manutenção do Cemitério dos Ingleses e da Capela de São João da Corujeira”.

O facto de no ano passado, esta iniciativa, não se ter realizado teve um impacto significativo para a associação. “A falta de fundos, não só pelo facto de, no ano passado, não ter decorrido a feira de velharias, mas também pela falta de visitas turísticas, bem como doações dos ingleses e compra de lembranças” obrigou, como revela Celia, a “colocar dinheiro do próprio bolso, para ajudar a associação”.

A Feira de Velharias decorre entre as 9 horas e as 13 horas, no Mercado da Casa das Barcas em Elvas.