“Ficaria mais descansado se a testagem fosse antes do ano letivo”, diz Jaime Carmona

Os alunos do Ensino Secundário têm de ser testados à Covid-19, em todo o país, até sexta-feira. Os estudantes de Campo Maior não serão exceção, pelo que já foram submetidos a este procedimento na segunda-feira, dia 27.

De acordo com o diretor do Agrupamento de Escolas de Campo Maior, Jaime Carmona, todo o pessoal docente e não docente testou negativo, tendo esperança que o mesmo possa acontecer com os alunos. “Deixou-nos mais tranquilos e estou convicto que será o mesmo que vai acontecer na testagem, quer na segunda fase, com os alunos do secundário, quer depois, na terceira fase, com o terceiro ciclo”, adianta.

“Neste momento, a escola tem tudo para correr bem, tem tudo para que possamos retomar, aos poucos, aquela vida que já nem nos lembramos. Faz-nos falta isso, retomar os hábitos, sendo cautelosos, mas é um sinal de esperança e um sinal de que a escola está aqui para dar a sua resposta e para fazer aquilo que é a nossa missão, que é tornar as crianças felizes, acima de tudo”, acrescenta Jaime Carmona.

Relativamente ao facto de alguns encarregados de educação estranharem o facto desta testagem não ter sido feita ainda antes do arranque deste novo ano letivo, Jaime Carmona diz perceber, embora assuma que, em termos logísticos, não fosse fácil avançar com esse procedimento, lembrando que quase todos os jovens já estão vacinados. “Isto é um bocadinho como no futebol, em que há sempre treinadores de bancada, em que todos temos opinião sobre tudo, mas eu percebo a parte dos pais”, assegura.

“Nós, hoje em dia, temos os alunos dos 12 anos para cima praticamente todos dos vacinados, o que nos dá também essa maior segurança, e penso que foi um bocadinho baseado nesse pressuposto que não avançou, da forma como queriam. Eu percebo, eu também sou pai, possivelmente ficaria mais descansado se isso tivesse sido feito nessa altura, mas penso que não há de ser por aí e que vai correr tudo bem”, remata o diretor.

A partir da próxima semana, e até dia 15 de outubro, chegará a ver dos alunos do terceiro ciclo serem testados nas escolas portuguesas. A testagem do pessoal docente e não docente decorreu, em todo o país, entre 6 e 17 de setembro.