Divulgação do projeto Life-Relict no “Ambiente em FM”

Na passada semana, no programa “Ambiente em FM”, aqui na Rádio ELVAS, falámos acerca do projeto Life-Relict, que tem como objetivo melhorar o estado de conservação dos Azereirais e Adelfeirais em Portugal, duas comunidades de plantas da família do loureiro.

Um dos materiais de divulgação deste projeto é o Manual de Multiplicação Quercus, que se refere a espécies vulneráveis do sudoeste da Península Ibérica. José da Janela da Quercus, na edição desta semana do “Ambiente em FM”, explica que este manual, se insere “numa estratégia de conservação e multiplicação da flora arbórea, das árvores que acompanham a vegetação lauroide, da família do loureiro, que pretendem proteger. Há várias espécies de Quercus com interesse que foram selecionadas. O manual faz uma descrição das características botânicas, ecológicas e fitogeográficas das espécies. Faz uma descrição dos frutos e explica como se podem recolher, armazenar e depois como fazer a sementeira os cuidados a ter e os equipamentos que se podem usar. Sobre as sementes refere a caracterização, os cuidados a ter com a recolha e armazenamento. No capítulo da sementeira explica a germinação, os substratos a utilizar, os envasamentos, as épocas do ano para a sementeira e os cuidados a ter. Faz-se de seguida uma caracterização das plântulas, dos cuidados e manutenção, a associação com fungos.”

O manual é distribuído gratuitamente pela Universidade de Évora, está também disponível em formato PDF no site do projeto: http://www.liferelict.ect.uevora.pt/

O Manual de Multiplicação Quercus do projeto Life-Relict é o tema em destaque esta semana no programa “Ambiente em FM”.