CDU promete dar mais apoio ao comércio local de Elvas

A candidatura da CDU às eleições autárquicas está na tarde desta quinta-feira, 16 de setembro, de visita aos estabelecimentos do centro histórico de Elvas, setor que, para o candidato à Câmara Municipal, “é fundamental à vida” da cidade.

José Brinquete assegura que o centro de histórico “é a alma” de Elvas, com dinâmicas próprias, sendo o comércio local responsável por trazer segurança à cidade, pelo que os empresários merecem “todo o apoio” da autarquia. “O comércio local é o coração da cidade e não podemos fazer parar o coração. Traz a vida à cidade, mas também traz segurança. Se uma cidade não tiver vida, e quem a dá é o comércio local, a restauração, os serviços, essas ruas tornam-se muito inseguras”, garante.

As grandes superfícies, por outro lado, alega José Brinquete, “também têm o seu espaço”, mas não podem existir em exagero, por risco de “matarem o comércio local”. “Têm que haver um equilíbrio, já que o comércio local é fundamental à vida, às artérias e à vivência das pessoas da nossa cidade”, diz ainda.

O candidato da CDU lembra que o poder local tem competências importantes nesta área, pelo que é necessário dialogar com os comerciantes e a própria Associação Empresarial de Elvas. José Brinquete garante que a CDU tem “bem presente o que são as atribuições e competências do poder local”, tal como do poder central, assegurando que serão “reclamativos” junto do Governo, para que possa legislar medidas fundamentais à atividade comercial, relativamente a custos fixos e de contexto, como água, luz, comunicações e transportes.

A nível do poder local, o candidato lembra ainda que cabe às autarquias estabelecer as taxas, as coimas e os espaços públicos, como esplanadas, sendo também estas quem define as estratégias para o desenvolvimento local, económico, social, cultural e ambiental.