Exposição de Lu Mourelle une tradição e modernidade em Monsaraz

A Igreja de Santiago – Galeria de Arte, em Monsaraz, vai receber de 11 de setembro a 14 de novembro a exposição “Noivas do Caminho”, de Lu Mourelle. Esta mostra pode ser apreciada diariamente entre as 9h30 e as 12h30 e das 14h às 17h30 e integra o ciclo de exposições Monsaraz Museu Aberto, organizado pelo Município de Reguengos de Monsaraz.

As “Noivas do Caminho” são mulheres coloridas, com personalidade forte e cheias de vida. Todas elas habitam o imaginário da artista plástica Lu Mourelle, que promove o casamento entre a arte e o público com obras que chamam a atenção pela originalidade.

A exposição mostra trabalhos inéditos e particularmente criados para a apresentação na Igreja de Santiago. A artista aproveita a ambiência do espaço para exibir personagens enigmáticas, como é habitual na sua trajetória artística. Com o tema relacionado com o matrimónio, Lu Mourelle explora a subtileza feminina estampada nos olhares e trejeitos de figuras carregadas de emoção.

Para materializar as suas personagens sobre a tela, todas elas imaginárias, a artista recorre ainda às memórias e ao contato com as pessoas que conhece ao longo da vida. Cada pormenor é aproveitado para que as suas mulheres transmitam sentimentos e emoções, mesmo que não sejam pinturas realistas.

Essa identidade temática amadurece ao longo da sua carreira e levou Lu Mourelle a ser especialmente convidada para a 12.ª Bienal de Florença, ocupando um lugar de destaque durante o evento em 2019. Para esta nova exposição, a artista apresenta as suas típicas pinturas em acrílico com mensagens subliminares e recorre à instalação para exibir noivas contemporâneas na Igreja de Santiago.