Montemor homenageia Simão Comenda na tourada de domingo

A empresa Montemor É Praça Cheia organiza, amanhã, dia 5 de setembro, pelas 18 horas, uma corrida de touros de homenagem a Simão Nunes Comenda, figura incontornável do mundo tauromáquico, que ficará recordado para sempre como uma das maiores referências, a nível nacional, na arte de pegar toiros.

Simão Nunes Comenda, que faleceu em fevereiro, era um dos sócios gerentes, a par de Paulo Vacas de Carvalho, da empresa, responsável pela época tauromáquica da Praça de Touros de Montemor-o-Novo.

“Quis Deus que a última corrida, destes últimos vinte anos, fosse de homenagem ao Simão Comenda”, começa por comentar Paulo Vacas de Carvalho, recordando o trabalho conjunto, ao longo dos anos de existência da empresa, assegurando só ter “bem a dizer” do mesmo, enquanto sócio e amigo. Como tal, o empresário considera esta homenagem a Simão Nunes Comenda mais que justa, por tudo o que foi, ao longo da sua vida, e o que ainda representa para o mundo da tauromaquia: “como pessoa, como aficionado, como forcado do grupo de Montemor, embaixador de Montemor pelos quatro cantos do mundo e como empresário, que elevou esta praça como ninguém”.

Nesta corrida, explica Paulo Vacas de Carvalho, será ainda feita a mudança no cabo do grupo dos Forcados de Montemor, com António Vacas de Carvalho a dar lugar a António Pena Monteiro. “Vai ser um momento histórico para o grupo e para Montemor”, assegura. António Pena Monteiro torna-se, assim. o 11º cabo da história do grupo.

Após dois anos sem corridas de touros, devido à Covid-19, António Vacas de Carvalho afirma que este será um marco importante, para o regresso da arte tauromáquica à cidade, onde não faltarão emoções fortes. Cabo desde 2013, não esquece as muitas memórias, amizades e experiência que foi adquirindo ao longo destes anos, deixando “um agradecimento muito grande a esta instituição, que torna adolescentes em homens.”

António Pena Monteiro será o sucessor ao cargo de cabo, uma escolha considerada natural e unânime, por parte de António Vacas de Carvalho e do grupo, que atravessa uma das suas melhores fases. “O António tem as condições pessoais e institucionais para ter uma vida de cabo muitíssimo boa”, assegura o cabo em fim de funções, não tendo dúvidas que Pena Monteiro é um dos melhores a nível nacional.

Em praça, neste dia, vão estar os cavaleiros João Moura Jr., João Telles Jr. e Francisco Palha, que Paulo Vacas de Carvalho considera ser “dos melhores da sua geração”. Pela frente, tantos os cavaleiros, como os forcados de Montemor, terão pela frente um curro de touros de São Torcato. A abrilhantar a corrida, que Paulo Vacas de Carvalho não tem dúvidas que contará com muitos momentos “de emoções à flor da pele”, vai estar a Banda Carlista.

Já o filho de Simão Comenda, que partilha o mesmo nome do pai, agora em representação da família na empresa Montemor É Praça Cheia, garante que o pai será sempre insubstituível, mas que continuará a dar todo o seu apoio a Paulo Vacas de Carvalho.