Conferência Internacional de Astroturismo em Évora e Mourão

A primeira Conferência Internacional de Astroturismo realiza-se entre 8 e 11 de setembro, em Évora e Mourão, num evento organizado pela Fundação Starlight e pela Associação Dark Sky, em parceria com o Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades (CDEHUS) da Universidade de Évora.

Esta primeira conferência conta ainda com a participação da Organização Mundial de Turismo das Nações Unidas e o apoio de diversos parceiros.

A associação Dark Sky, criada em 2007, situada no Alqueva, local onde será realizada a conferência, é o primeiro Starlight Tourism Destination do mundo. Esta associação passou também a ser o primeiro destino turístico transfronteiriço deste género, fazendo parte dele dez concelhos portugueses e 13 municípios espanhóis numa área de quase dez mil metros quadrados em torno da albufeira do Alqueva.

Este é um evento que irá contribuir para o aumento da procura deste tipo de turismo, na região do Alentejo, tanto pela presença de vários participantes e oradores, como também pelos projetos, ações e iniciativas que surgirão após a conferência.

O primeiro deste evento, vai ser dedicado aos “Destinos Starlight, Monitores e Guias”, uma troca de experiências e debate sobre temas associados ao desenvolvimento e implementação de destinos e certificados pela Fundação Starlight, entidade sem fins lucrativos.

Nos dias 9 e 10 de setembro, está marcada a conferência principal, que conta com um painel internacional de oradores, onde serão debatidos temas essenciais para o desenvolvimento de destinos de astroturismo, no Auditório do Colégio do Espírito Santo, na Universidade de Évora. Nesta conferência Internacional está incluída a visita ao Observatório Oficial Dark Sky Alqueva, na Aldeia da Cumeada, no concelho de Reguengos de Monsaraz.

Também na sexta-feiram dia 10, será feita a entrega de Prémios Starlight 2020, nas categorias de Iluminação Inteligente e Inovação, Astroturismo e Desenvolvimento Empresarial Ligado à Protecção do Céu, Educação e Divulgação da Astronomia e Melhor Alojamento Starlight. Apesar de, nesta edição, não existirem vencedores nacionais, o Dark sky já foi premiado pela Fundação Starlight, em 2019.

Este evento termina no domingo, dia 11, com uma visita guiada pela cidade de Évora e a Starlight Party Alqueva, que irá decorrer no Castelo de Mourão, com várias atividades ligadas ao tema da conferência.

São vários os oradores convidados, entre eles destacam-se nomes como Andy Howell, líder do grupo de supernovas no Observatório Las Cubres e professor adjunto do departamento de física da Universidade da Califórnia nos Estados Unidos da América e Susana Malón, astrónoma e divulgadora científica, especialista no campo da poluição luminosa. Do painel fazem também parte oradores nacionais, Miguel Claro (astrofotografia), Raul Lima (combate à poluição luminosa), Pedro Russo e João Retrê (divulgação em ciência), Áurea Rodrigues (pioneira na investigação em astroturismo) e Fábio Silva (arqueoastronomia).