APORMOR com atividades na data da Feira da Luz/Expomor

Ainda que tudo apontasse para que este ano a Feira da Luz/Expomor se voltasse a realizar em Montemor-o-Novo, entre os dias 3 e 6 de setembro, o maior certame do concelho voltou a ser cancelado, devido à situação pandémica, por decisão da Câmara Municipal e da direção da APORMOR.

Ainda assim, a APORMOR vai realizar alguns eventos, por esses dias, como concursos e leilões de bovinos e ovinos, ainda que apenas para os profissionais do setor, à semelhança do que aconteceu no ano passado.

“Atendendo às características do evento, com milhares de pessoas ali diariamente, a frequentar o espaço, sobretudo à noite, não havia condições, porque uma parte importante é a parte lúdica, com os concertos e o convívio, e era muito complicado. Não sabíamos qual ia ser a evolução da pandemia e a aceitação que opinião pública ia ter sobre este evento”, revela o presidente da direção da APORMOR, Joaquim Capoulas.

A APORMOR pondera agora realizar “os concursos habituais, o leilão de reprodutores, que no ano passado também não foi interrompido, mas estreitamente para profissionais do setor”. “Aquela parte de exposição de gado e de promoção de raças e de carne, dirigidas ao público em geral, não existe”, acrescenta Joaquim Capoulas.

A Câmara de Montemor e a APORMOR chegaram a iniciar os trabalhos de preparação do certame, mas “as medidas mais gerais de limitação de lotação de espaços” acabaram por ditar, uma vez mais, o cancelamento da Feira da Luz/Expomor.