Inscrições abertas até quarta-feira para a Escola de Bombeiros em Elvas

Estão abertas as inscrições, até quarta-feira, dia 1 de setembro, para a nova escola de recrutamento de bombeiros voluntários, em Elvas, podendo as inscrições ser feitas aqui.

Trata-se de um processo formativo para recrutamento de novos bombeiros, para a corporação elvense, “que terá início em setembro, uma vez que o corpo de bombeiros tem sempre necessidades operacionais”. Este processo destina-se “a pessoas entre os 17 e 55 anos de idade, com robustez física e psíquica e com a escolaridade obrigatória completa, ou no caso das pessoas de 17 anos, devem comprovar que estão a frequentar o ensino”, revela Tiago Bugio, comandante dos Bombeiros Voluntários de Elvas.

Entre os 45 e 55 anos, “são considerados bombeiros especialistas, ou seja, que se focam numa área ou função especializada, tornando-se importante ter pessoas na retaguarda, e nesta faixa etária podem-se inscrever também, e fazem uma formação específica para condução de ambulâncias”, por exemplo, e assim “contribuir para a corporação”, revela Tiago Bugio.

A formação é ministrada por formadores da Escola Nacional de Bombeiros e divide-se por vários módulos. O Comandante dos Bombeiros de Elvas explica que o primeiro é relativo à organização do serviço de bombeiros, desde hierarquia, relações interpessoais, gestão de operações de socorro, designação de veículos e equipamentos e segurança e proteção dos operacionais, que é fundamental; depois é dada ordem unida e segue-se a preparação física destes elementos”.

Posteriormente, tem lugar o módulo de “tecnologia base da atividade dos bombeiros, desde agentes de extintores, construção civil, hidráulica, matérias perigosas, sendo este um módulo de formação certificado”. Existem ainda mais dois módulos, “para tripulante de ambulância, um relativo a sistema integrado de emergência médica, com abordagem à vítima com desfibrilhador automático externo e o módulo de abordagem pré hospitalar básico, e emergências médicas como trauma, dotando assim estes novos elementos de todos os conhecimentos médicos necessários para tripular a ambulância”. Para concluir o processo formativo é feito um módulo de salvamento rodoviário, relacionado com acidentes de viação, a vários níveis.

Depois do processo formativo, haverá um estágio de três meses, no seio da corporação elvense, os estes elementos serão “acompanhados por um tutor, e em que é se assume como a sua integração na parte operacional, no final destes meses estão assim capacitados para integrar a corporação”.

O comandante dos Bombeiros Voluntários de Elvas deixa um apelo a todos “aqueles que se enquadram nos requisitos, para integrarem, de forma voluntária, a corporação elvense frequentando esta escola de bombeiros, em Elvas, disponibilizando o seu tempo para servir a população e os bombeiros, que têm uma missão muito nobre, uma vez que estão 24 horas por dia, 365 dias por ano, para servir todos”, e no fundo pede para que quem quiser “dê um pouco de si pelos bombeiros que muitas vezes vocês solicitam, e hoje somos nós a solicitar”.

O processo formativo vai ter início de setembro e decorre em horário pós-laboral ou fins de semana.