Câmara de Alandroal tem estratégia para recuperar castelos

O presidente da Câmara Municipal de Alandroal, João Grilo, assinou, recentemente, numa cerimónia presidida pelas ministras da Cultura, Graça Fonseca, e da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão, os autos de transferência de competências de gestão, valorização e conservação dos Castelos do Alandroal e Terena para a autarquia.

Inserido no processo de transferência de competências para os municípios na área da Cultura, este ato permite ao município juntar os castelos de Alandroal e Terena à fortaleza de Juromenha e, seguindo o modelo de valorização em curso nesta última, procurar caminhos de intervenção com o recurso a fundos comunitários.

João Grilo revela que, para estes três núcleos históricos do concelho, a autarquia tem uma estratégia de valorização do património bem delineada, recordando que está já em marcha o projeto de a reabilitação da fortaleza de Juromenha e que já foi apresentado um plano de recuperação de Terena.

“São conhecidos os investimentos que já fizemos no Castelo do Alandroal e temos mais projetos para continuar para uma fase seguinte. Também é sabido que há um projeto de grande dimensão para reabilitar Juromenha, que está praticamente em início de obra, e naturalmente temos agora mais uma responsabilidade associada ao Castelo de Terena e é por isso que, no momento em que recebemos as competências, apresentamos também já um plano de intervenção, que prevê a requalificação do castelo e de outros imóveis históricos do centro histórico de Terena e a aquisição de um museu”, revela o autarca.

O presidente da Câmara de Alandroal não tem dúvidas que os investimentos feitos nestes castelos são fundamentais para que se consigam atrair os privados para investir noutras áreas, como a restauração, o alojamento e a animação turística. “É fundamental que estes três núcleos continuem a receber investimento a um ritmo tão alto quanto possível e de acordo com a capacidade do município de projetar e candidatar”, remata.