Vamos falar de demência? candidato aos prémios BPI Rural

“Vamos falar de demência?” é o nome do projeto da Santa Casa da Misericórdia de Campo Maior candidato, na categoria BPI Rural, aos prémios BPI e Fundação “la Caixa”. Este prémio tem como objetivo apoiar projetos sociais em meio rural e gerar oportunidades para famílias, crianças, idosos e outros grupos em risco de exclusão social.

De acordo com Rosália Guerra, da instituição, “esta linha de intervenção prevê que o projeto incida sobre fatores da ruralidade, que colocam as pessoas em situação de desigualdade, por causa do isolamento social, ou pelas características da população mais envelhecida.”

O projeto foi “inspirado em algumas práticas internacionais com o objetivo de colocar a população em geral, e alguns grupos específicos, como crianças, adultos e médicos de família, a dialogar sobre as questões da demência”. Numa primeira fase o projeto assenta “numa conversa mais aberta sobre este tema, porque ainda há muito a fazer neste campo, sendo o grande objetivo está relacionado com a previsão de redução da incidência das demências vasculares”.

Este tipo de demências, explica Rosália, “são passíveis de prevenir, na prevenção dos fatores de risco, nomeadamente a hipertensão, obesidade, diabetes, hábitos tabágicos e estilo de vida, sobre os sinais de alerta, até porque esta demência ocupa um lugar cimeiro em Portugal, em termos percentuais, e temos que batalhar muito para diminuir este flagelo”.

Os resultados só serão conhecidos em Dezembro.