Alimentação adequada no “Elvas + Solidária”

O direito humano a uma alimentação adequada deveria ser um direito de todos, mas nem sempre existe a garantia deste direito, por razões económicas, sociais ou por falta de conhecimento.

Vera Carrilho, nutricionista na UCC.com, em Elvas explica que uma das principais prioridades “é seguir uma alimentação saudável, que é ensinada às crianças desde muito cedo, ou seja, de acordo com as necessidades do seu organismo”.

A nutricionista explica ainda quais os problemas que podem resultar devido a uma alimentação pouco adequada, como “a obesidade, diabetes tipo II, AVC e doenças cancerígenas, que poderiam ser evitadas, caso as pessoas façam uma alimentação promotora e protetora da saúde”.

São já algumas as regras a ter em conta, para manter uma alimentação equilibrada. Vera Carrilho enumera algumas dessas regras, como “a importância de se respeitarem horários regulares de refeições, sendo o pequeno almo tomado na primeira hora, depois de acordar, comer de três em três horas; consumir produtos hortícolas e fruta diariamente; e evitar o sal em excesso, substituindo-o por especiarias”.

Relativamente às bebidas também se deve evitar beber sumos e bebidas alcoólicas em excesso, e deve-se assim beber muita água.

O direito humano a uma alimentação adequada é o tema em destaque esta semana na rubrica “Elvas + solidária”, com Vera Carrilho, nutricionista na UCC.com de Elvas.