Inovação tecnológica nos leilões da APORMOR

A APORMOR tem vindo a inovar na aplicação de novas tecnologias aos leilões de bovinos e ovinos, com o objetivo de uma total transparência na licitação dos animais, o acesso a informação atempada sobre os lotes e a maior eficácia das transações.

Os leilões, de acordo com o presidente da direção da Associação de Produtores do Mundo Rural da Região de Montemor-o-Novo, Joaquim Capoulas, são agora comandados por um sistema eletrónico, que já não depende da contagem do tradicional leiloeiro. “Quando era o leiloeiro a estabelecer quando é que terminava o leilão dos animais, quem é que licitava, podia haver um engano, entre quem é que levanta o braço ou fazia um sinal, e começou por ser uma questão de transparência”, refere.

Atualmente, a contagem decrescente, na hora de dar o leilão por terminado, “não depende do 1, 2, 3 do leiloeiro”, mas sim de um sistema eletrónico. “Se nos últimos cinco segundos, se mais ninguém licitar, é entregue ao último que licitou”, explica.

A acompanhar a evolução tecnológica, a APORMOR permite agora aos compradores que possam participar nos leilões de forma online, sendo também disponibilizado um pré-leilão, com imagens de cada lote de bovinos.

“A deslocação das pessoas ao recinto da APORMOR nem sempre é possível, porque aqui vem gente de todo o país, e agora têm sempre a alternativa de licitar online”, explica Joaquim Capoulas, assegurando que quem o fizer, através da internet, está em pé de igualdade com quem se encontrar no recinto.

Na véspera do leilão, todos os animais são filmados. Quando a pessoa se desloca, ou não, a Montemor, para licitar, “já sabe que animais quer comprar”.

A APORMOR está agora a montar um sistema com robôs, que vai permitir que as pessoas possam “ver tudo o que querem” de cada animal, nos cinco pavilhões da associação.

Joaquim Capoulas lembra ainda que Montemor “é uma região muito privilegiada”, no que diz respeito à pecuária extensiva, sendo necessário procurar sempre valorizar os produtos, com a APORMOR a não querer “ficar parada do tempo” e a querer melhorar a economia da região, através do recurso às novas tecnologias.

Com esta nova tecnologia, assegura ainda Joaquim Capoulas, há possibilidade de se realizarem leilões de gado sem a presença de pessoas nas instalações da APORMOR, por mais que considere que seja importante que os compradores se desloquem a Montemor, uma vez que isso também permite a dinamização da restante economia local.