“Balanço a ser feito quando acabarem os apoios”, diz presidente da ERT Alentejo

Foto Ambitur

A apresentação do Certificado Digital Covid-19 da União Europeia (UE) ou de teste negativo é obrigatória no acesso a estabelecimentos turísticos e alojamento local, em todo o país.

Estas medidas, implementadas pelo Governo, condicionaram, “ao início o funcionamento destes empresários turísticos. No entanto, após as empresas terem percebido melhor as condições destas regras, tudo passou a correr com normalidade e é algo perfeitamente assumido hoje em dia”, como nos referiu Vítor Silva (na foto), presidente da Turismo do Alentejo.

Vítor Silva assegura que, até ao momento, “poucas empresas turísticas fecharam portas definitivamente. É verdade que há algumas de animação turística que estão inativas porque trabalham, sobretudo, com o turismo internacional. E esse não existe. Eu penso que o balanço que fizermos, para a animação turística, hotelaria e restauração, terá que ser feito quando acabarem os apoios do Estado porque aí é que vamos perceber quem tem capacidade para continuar no mercado”.

De acordo com o da OCDE, a pandemia e os esforços globais de contenção da doença representam uma contração de 45 a 70% da economia do turismo internacional, mas as indústrias do turismo local também estão a ser afetadas, uma vez que se estima que cerca de metade da população mundial esteja limitada por medidas de contenção.