Alandroal investe 3,1 milhões de euros para melhorar habitação

O Município de Alandroal aprovou, recentemente, a Estratégia Local de Habitação, um documento fundamental para acesso a financiamento para investimentos na melhoria de habitações e na promoção de soluções habitacionais para pessoas que vivem em condições menos dignas e que não têm capacidade financeira para suportar o custo do acesso a uma habitação adequada.

Esta estratégia de habitação, revela o presidente da Câmara de Alandroal, João Grilo, tem em vista, entre outros, “a intervenção de melhorias habitacionais de famílias carenciadas” e “criação de habitação social, em loteamentos que o Município tem infraestruturados, mas que não têm procura por parte dos privados”, tendo vindo a ser desenvolvido ao longo dos últimos dois anos.

No âmbito desta estratégia, o próprio município “tenciona converter um pequeno loteamento de habitações pré-fabricadas muito antigo” e ainda “alguns imóveis da Santa Casa da Misericórdia, que reúnem condições no âmbito do 1º Direito, para que possam também ter melhorias”.

O investimento nesta estratégia de habitação é de 3,1 milhões de euros, que o autarca espera que seja financiado a cem por cento, através de fundos e do próprio Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU). “Neste momento, temos garantia apenas de financiamento de 45 por cento do IHRU, os outros 55, em circunstâncias normais, dependeriam do município, mas estamos a ver até onde a integração da Estratégia Nacional de Habitação no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) nos leva”, acrescenta.

Ao mesmo tempo, adianta João Grilo, o município está a trabalhar em loteamentos em várias localidades do concelho, como Juromenha, Aldeia das Pias, Aldeia da Venda e Casas Novas de Mares, com vista a quem possa comprar casa e que se possa fixar, sobretudo, os jovens, em Alandroal.

Para apoio às candidaturas, diagnóstico e enquadramento das situações de vulnerabilidade no programa 1.º Direito, a Câmara Municipal de Alandroal vai criar um gabinete técnico de apoio, junto da Ação Social do município, através do recurso a financiamento próprio do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana.