Tiago Bugio alerta para cuidados a ter com o calor

Nos próximos dias, Portugal vai ser atravessado por uma massa de ar quente que vai trazer muito calor, sobretudo à região Alentejo. Elvas espera, no fim-de-semana, temperaturas a rondar os 40 graus.

Tiago Bugio (na foto), comandante dos Bombeiros Voluntários de Elvas, aconselha a população a “evitar a exposição prolongada ao sol entre o meio dia e as quatro da tarde, aumentar a ingestão de água e sumos de fruta natural, sem açúcar, evitar o consumo de bebidas alcoólicas, usar roupa fresca, óculos de sol e chapéu e evitar a realização de atividades desportivas de grande esforço físico”.

“Todas as pessoas devem ter estes cuidados mas há que ter especial atenção aos jovens e os idosos, que se devem hidratar e ter cuidado com a alimentação que fazem, optando por comidas mais leves e mais frescas”, sublinhou.

Por outro lado, Tiago Bugio alerta para a questão dos cuidados a ter no campo, devido ao risco de incêndio: “caso estejamos em risco máximo de incêndio, qualquer atividade em meio rural que implique a utilização de equipamentos, como roçadoras, são proibidas. Alerto também para a proibição de permanência de qualquer cidadão nas zonas florestais, caso se verifique este risco”.

Temperaturas elevadas previstas para os próximos dias. O fim-de-semana vai mesmo contar com temperaturas máximas a rondar 42 a 44 graus.