Livro de Fernando Fitas vence prémio internacional de poesia

O poeta campomaiorense Fernando Fitas venceu a edição 2021 do prémio Internacional de Poesia António Salvado, tendo recebido, recentemente, o prémio.

“Elegia dos pássaros” é o título do livro de poemas de Fernando Fitas, que venceu este Prémio. O poeta explica que, “no fundo é uma metáfora”, em que utilizou os pássaros “para recordar e sublinhar uma série de pessoas da minha família e amigos de Campo Maior, e não só, sendo o livro dedicado ao meu irmão, que já faleceu”.

O poeta refere que “estas pessoas, com quem partilhei momentos de alegria, angústia, , tristeza, experiências e daí o título, porque como os pássaros são uma ave que desaparecem do olhar, ainda que permaneçam eternamente no coração, o mesmo aconteceu com estes amigos e familiares, cuja presença física deixei de ter, mas continuo a ter na minha memória”.

“É com satisfação”, que Fernando Fitas recebe este prémio, uma vez que reconhece o trabalho feito ao longo de mais de 40 anos”. Este prémio “constitui ainda uma forma de estímulo para que continue a produzir”, e adianta que, felizmente, não é o primeiro prémio que vence”, uma vez que ao longo deste seu trajeto, venceu já, “mais de uma dezena de prémios, e neste caso, o facto de ser internacional, vem somar a um outro que venci, na Galiza”.

O poeta campomaiorense acredita que o que o levou a vencer este prémio, terá sido “a mensagem que o livro tenta passar, ao nível dos valores como afetos, amizade, fraternidade, solidariedade, porque são os valores que os mais pais me transmitiram”.

O livro de poemas “Elegia dos pássaros”, do campomaiorense Fernando Fitas, foi editado em português e castelhano e deu-lhe a vitória do Prémio Internacional de Poesia António Salvado.

Neste prémio internacional participaram mais de 1200 autores de língua portuguesa e castelhana, oriundos da Europa e da América do Sul.